A Independência do Brasil

Independência do Brasil - 3

No mês de setembro comemora-se a Independência do Brasil, uma data histórica para o país. O Grito do Ipiranga Independência ou Morte foi anunciado por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Sob o ponto de vista histórico, esse marco representou a conquista de autonomia política do Brasil como território independente. Quanto a esse acontecimento e tantos outros que foram fundamentais para mudanças no modelo de economia política e construção da história dessa nação, importante lembrar o aspecto espiritual e sua influência. A Doutrina Espírita nos convida a analisar o papel espiritual dos fatos que culminaram no movimento de independência do Brasil. A obra Coração do Mundo Pátria do Evangelho, ditada pelo espírito Humberto de Campos pelo médium Chico Xavier, aborda em um de seus capítulos, sobre esse acontecimento histórico, descrevendo o sentimento de esperança ea missão do país no processo de transformação no planeta:“Um dos traços característicos do povo brasileiro é o seu profundo amor à liberdade. A largueza da terra e o infinito dos horizontes dilataram os sentimentos de emancipação em todas as almas chamadas a viver sob a luz do Cruzeiro”.

O dia 7 de setembro nos convida a refletir sobre o desejo não apenas de um país, mas de um mundo mais fraterno e feliz, no qual cada indivíduo é responsável pela renovação de valores e atitudes.
Homenageando a bandeira do Brasil, que traz as palavras: “Ordem e Progresso”, lembramos do significado de honrar o compromisso de se tornar a nação da paz.
Um artigo publicado no Portal do Espírito, faz uma belíssima reflexão a respeito: “Efetivamente, à medida que o Povo brasileiro se espiritualizar assimilando conscientemente o racionalismo do processo reencarnacionista, ou seja, a grandeza e a amplitude moral das vidas sucessivas, que transformam o homem imperfeito, de hoje, no anjo futuro, o Brasil fará jus a receber novos acréscimos do Alto, que o habilitarão a ser, não somente o celeiro material do mundo, mas também um farol moral e espiritual da humanidade. Leia o artigo na íntegra.
Para compreender mais a respeito e refletir sugerimos duas obras e um CD que trata sobre sentir e amar para encontrarmos o verdadeiro sentido da vida,
Brasil de Amanhã – O Futuro do Brasil, à luz das profecias: A partir de uma visão amplificada a respeito dos acontecimentos que já se cumpriram e aqueles que ainda estão por ser revelados.
Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho: Explica a missão da pátria brasileira como “coração espiritual da Terra”, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, teve em nosso país, concitando o povo à prática do Evangelho de Jesus, a fim de irradiar à Humanidade a paz e a fraternidade.
CD: Viver, Sentir, e Aprender a Amar (Kátia Flocker): Durante o trajeto de nossa existência terrena, muitos de nós, caminhamos perdidos pelas ruas do egoísmo, do orgulho, da raiva e não encontramos a direção correta ao amor.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

2 Comments

  1. Ariosvaldo

    muito bom parabens

  2. Ariosvaldo

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).