Setembro Amarelo pela valorização da vida

Marcado: , , , , ,

Viver é a melhor opção

Setembro Amarelo pela valorização da vida é uma campanha que chama atenção para a prevenção ao suicídio, lembrando que viver é a melhor opção. Um presente que merece ser valorizado, mas para enfrentar os inúmeros desafios que a vida apresenta é preciso ter coragem. Para o filósofo e grande pensador Grego Aristóteles: “A coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras”.

Porém nem sempre é assim para muitas pessoas, que levadas pelo sentimento de desânimo diante das dificuldades, desistem de lutar e seguir em frente. Segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para a prevenção ao suicídio, 90% das mortes poderiam ser prevenidas se houvessem condições para oferta de ajuda.

Se medidas de prevenção pela valorização da vida são capazes de mudar essas estatísticas, como a compreensão além da morte física poderia influenciar este cenário do crime cometido contra a própria vida? De acordo com a Doutrina Espírita, para todos os nossos atos existe uma consequência dentro dos princípios da Lei de Causa e Efeito, ou Ação e Reação. Esclarece ainda o Espiritismo que sendo o espírito imortal, aquele que renúncia a vida, carrega um grande sofrimento e marcas em seu corpo espiritual, podendo se refletir em problemas futuros de saúde nos órgãos afetados pelo suicídio direto e também indireto, ou seja, ações e abusos cometidos contra a si mesmo que acabam por abreviar o tempo de vida, como no caso dos vícios, por exemplo.

Compreendemos a partir dos esclarecimentos da Doutrina Espírita, que aborda a justiça da reencarnação, que o suicídio como forma de fugir às decepções deste mundo é o maior equívoco que o ser humano pode cometer contra si mesmo, por ser seu espírito imortal.  

Alertam os bons espíritos que cabe apenas a Deus o nosso tempo de vida, sendo o suicídio  uma transgressão a Lei do Criador, atrasando o processo evolutivo da criatura e consequentemente o alcance da paz tão sonhada.

Buscando compreender os ensinamentos de Jesus refletimos sobre os grandes antídotos capazes de auxiliar a vencer qualquer mal: A Fé e o Amor!  Nos ensinou o Mestre que o espírito deve ser cultivado como um campo. ” Não acrediteis na esterilidade e no endurecimento do coração humano, que cederá, mesmo de malgrado, ao verdadeiro amor. Este é um imã a que ele não poderá resistir, e o seu contato vivifica e fecunda os germes dessa virtude, que estão latentes em vossos corações. A Terra, morada de exílio e de provas, será então purificada por esse fogo sagrado, e nela se praticarão a caridade, a humildade, a paciência, a abnegação, a resignação, o sacrifício, todas essas virtudes filhas do amor”.(O Evangelho Segundo o Espiritismo- Lei de Amor)

Que o desejo de renovação possa nos inspirar os passos, trazendo a compreensão sobre o valor da vida, tendo sempre como premissa que Viver sempre é a melhor opção!

Recomendamos para inspirar sua mente e coração essas e outras leituras disponíveis no site da Mundo Maior:


Prazer de Viver – Wanderley Oliveira: Os principais focos para o bem-estar baseiam-se nos seguintes princípios terapêuticos: o resgate da arte de sonhar, o desenvolvimento da honestidade emocional, a educação da carência afetiva, a morte da idealização, a cura da ignorância e o sentido de continuidade da vida.

Doenças da Alma – Roberto Brolio: Este livro baseia-se no conceito de que não existem doenças, mas doentes, cujos sinais físicos e sintomas refletem, na maioria dos casos, distúrbios da alma.

Minha Escolha é Viver – Fátima Moura: Romance espirita da conceituada autora Fátima Moura, história escrita para adolescentes, mas que serve como um grito de alerta aos pais e responsáveis pela educação de jovens e crianças.



Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).