As causas da guerra sob a ótica espiritual

Marcado:

guerra_espiritual

Há 70 anos a Força Expedicionária Brasileira desembarcava na Itália para lutar junto aos aliados durante a Segunda Guerra Mundial entre os anos de 1939 e 1945. Um período marcado por muitas batalhas, que envolveu a maioria das nações do mundo, organizadas em duas alianças militares. O grupo dos aliados, composto por países combatentes liderados pelos Estados Unidos, Reino Unido e ex-União Soviética e do outro lado, o grupo do eixo, formado por países que propagavam ideologias autoritárias de extrema-direita: como Alemanha, Itália e Japão.
O conflito terminou no ano de 1945 com a vitória dos aliados, deixando para trás rastros de muito sofrimento e milhares de mortes, abrangendo o Holocausto(assassinato em massa de Judeus pelos nazistas) e os bombardeamentos atômicos que destruíram as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão).
Em meio a um cenário de lutas e massacres coletivos que entrou para a história como uma época sangrenta, como compreender as causas da guerra sob a ótica espiritual?
Como orientam os bons espíritos nas questões 742 e 743 de O Livro dos Espíritos sobre esse mal. A causa das guerras tem sua origem na predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual, por conhecerem apenas o direito do mais forte. Esclarecem ainda que as guerras só desaparecerão do planeta quando os homens compreenderem a justiça e praticarem as leis de Deus.
Alicerçada nos ensinamentos de Jesus, orienta a Doutrina Espírita, que somente o progresso moral da humanidade fará o bem triunfar sobre o mal, transformando o planeta de provas e expiações, no qual ainda impera o orgulho e a vaidade em um planeta de regeneração, onde prevalecerá o respeito e a igualdade.
Essa mudança só será possível com a contribuição de cada individuo na construção do caminho para a paz, permitindo que todos os povos possam ser irmãos. Nesse dia a guerra será substituída pelo amor!

Para reflexão sugerimos como leitura uma história narrada no período da Segunda Guerra Mundial, que trata do amor e do perdão.

O Reencontro de Heróis- Lutando para Vencer: Década de mil novecentos e quarenta: explode a segunda Guerra Mundial. Em meio a um cenário marcado por batalhas coletivas e particulares, o amor de um soldado pela pátria o faz lutar contra a tirania que manchou a historia da Humanidade. Corações apaixonados são separados, e o amor não correspondido se transforma em vingança. O encontro entre um jovem e uma bela senhora traz de volta um passado cheio de emoções e questionamentos. Viajando no tempo, surgem recordações de uma linda historia de amor.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).