Espiritismo e relacionamentos

Como o espiritismo enxerga a questão das almas gêmeas?Vamos falar hoje sobre o espiritismo e relacionamentos. Como sempre começamos esclarecendo e contrariando algum mito, hoje não será diferente. Para a tristeza de muitos, sentimos muito em dizer que a alma gêmea não existe. Segundo a concepção popular, a alma gêmea é a outra metade de alguém. Não acreditamos nisso pois, como o próprio Livro dos Espíritos diz, “(…) Se um Espírito fosse a metade do outro, separados os dois, estariam ambos incompletos”.

Isso não quer dizer que o espiritismo não acredita em amor, longe disso. Embora não existam almas gêmeas, há sim o que chamamos de almas afins, que são espíritos que sentem afinidades por outros. Sabe aquela pessoa que você encontra em um grupo de desconhecidos e ela imediatamente lhe agrada? Então, provavelmente há uma afinidade entre ambas as almas. Como o próprio nome diz, almas afins sentem afinidade entre uma e outra. Sendo assim, é natural que aconteçam casamentos e relacionamentos entre duas pessoas.

Outro ponto muito citado quando se fala sobre o espiritismo e relacionamentos é a pré-destinação. Existem casos sim em que duas pessoas estejam destinadas a ficar uma com a outra e isso ocorre pois tal encontro foi programado antes da encarnação. Acontece, entretanto, que nem todos os encontros programados de fato aconteçam. Como o ser humano é livre, o espírito pode mudar o ele mesmo planejou antes da encarnação. Há casos também de encarnações em que não haja nenhum encontro planejado ou até de que foi planejado para que não haja encontro algum!

Antes que você se questione sobre sua alma afim é preciso observar que o planeta Terra está em transição, ou seja, estamos saindo de um estágio de expiação e prova e entrando em uma era de regeneração. Isso faz com que muitas encarnações sejam destinadas ao resgate. Sendo assim, existem os casamentos que ocorrem por afinidade e existem também (e são grande maioria) os casamentos por resgate, ou seja, um espírito encarna com a missão de ajudar outra e ocorre uma ligação entre elas, gerando o casamento. Isso não quer dizer, entretanto, que não possa existir amor em um casamento de resgate ou que ele não possa durar a vida toda.

Mas mesmo em um mundo onde a maior parte dos relacionamentos são de resgate (se olharmos do ponto de vista espírita, é claro) ainda existem os casais por afinidade. Em um mundo cada vez mais moderno e cibernético, a afinidade pode aparecer até mesmo em duas pessoas que se conhecem através da internet.

Espiritismo e relacionamentos na internet

Tem um livro muito interessante sobre os amores digitais chamado Almas Gêmeas Online:

Um romance emocionante que consegue atrair o leitor do começo ao fim. Laura é uma jovem romântica que mesmo tendo passado por uma desilusão amorosa ainda sonha encontrar sua cara metade. Entre o desenrolar de fatos do cotidiano atual associado ao passado que justifique os acontecimentos do presente, um encontro inesperado pode mudar o rumo de sua vida. Enfoca o intercâmbio espírito-matéria, com suas influências positivas e negativas a exigir ação do livre-arbítrio para a busca da felicidade que todos almejam.

Então mesmo sabendo que existem almas afins é preciso ter em mente que isso não é tudo na vida. É preciso se questionar qual o objetivo maior da sua vida, se é achar um amor ou viver sua vida e fazer o bem através dela.  Às vezes sua missão na Terra é bem maior do que encontrar sua alma afim. Já pensou nisso?

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

20 Comments

  1. ju

    Não entendo muito sobre espiritismo e almas afins mas me relacionei durante 4 anos com um rapaz e chegamos a morar juntos, e por muitas brigas acabamos nos separando a dois anos. O que não consigo entender é que durante esse tempo parece que nada mudou e eu falo de sentimento, nos vimos, conversamos, choramos, e parece que esse sentimento esta bem vivo. Hoje estou com outro namorado,ele chegou a noivar mas nos gostamos muito ainda. E isso é muito recíproco. É como se não tivessemos separados. Isso ta dando voltas na minha cabeça.

  2. Rafaela Honoria

    adorei artigo,que me levou a rever meus conceitos e minhas prioridades sobre minha vida até hoje vivir a reclamar e dizer que não tenho sorte no amor,mas a vida não é só isso ,entendi que aqui estou de passagem é que quero fazer da melhor formar.

  3. roberta

    eu fui junta e mim separei estar com 5 meses e eu nao consigo pra de gostar dele é tao forte os meus sentimentos por ele…como posso saber se ele é minha alma afins

  4. Glaucia

    Olá! Estou lendo o livro “ALMAS GEMEAS ON LINE” e estou na parte da explicação sobre almas afins. No livro diz que cada alma tem seu complemento, porém não há essa informação no livro dos espiritos, pelo contrário lá diz claramente, que já somos completos. Gostaria de saber qual o fundamento da explicação para almas afins dada no livro.
    Obrigada
    Glaucia

  5. Elizabeth Maria Lopes

    Pensei ter encontrados várias almas afins,mas nenhum desses relacionamentos ,só ficaram lembranças boas e nem tanto…Será que aos sessenta anos ainda posso encontrar minha alma afim?

    Agradecida
    Elizabeth

  6. Vanessa

    Olá. Estou passando por uma situação muito ruim..meu namorado terminou comigo depois de um namoro de 1 ano e 2 meses. Brigavamos muito e acabou acontecendo o término. Como estou desesperada porque o amo muito e não queria perde-lo,fui a uma igreja onde o pastor no momento da oração me disse que eu e ele estamos ligados espiritualmente. Vocês poderiam me explicar o que isso significa,pois estou muito perdida!
    Obrigada..

  7. Ronaldo Ramos Xavier

    muito,bom e enteresante
    eu,acredito piamente no espiritismo
    eu,fasso parte de uma doutrina
    espiritualista cristan,chamada
    vale do amanhecer.

  8. Karina

    Gostaria de saber se quando encontramos alguém com os mesmos gostos que agente será que somos almas afins?

  9. Marlene Marcelino de matos

    gosto de espiritismo!!!

  10. Marlene Marcelino de matos

    Tenho curiosidade sobre o assunto de espiritismo.

  11. Marlene Marcelino de matos

    Gostei do artigo.

  12. Marlene Marcelino de matos

    Nao sei o que falar.

  13. Orglaci Xavier

    Ainda Engatinhando na Visão Espírita, +Já tenho Consciência sobre o Significado de almas Afins, e Deixo Bem Claro Que já vivi As Duas Situações Várias Vezes.. (Resgate) e (Afinidade) As Vezes Casamos, Construímos família, mas Lá no Fundo do Peito Existe Aquele Amor Antigo, Aquela Lembrança que Parece Que foi Agora, Então Nem Preciso Falar Que se Trata De total Afinidade, que Muiiitas Vezes Vem De Sucessivas Encarnações Anteriores, Espíritos Afins Se Reconhecem No Olhar, Na voz, Aquele Frio Nas Costelas Rss..
    Mais aí vem A Parte Chata Da História 🙁
    Muitas vezes Esses Seres se Encontram em uma Hora Errada, Os motivos São Vários, Débitos Passados, O Grau de Evolução de Cada Um, Enfim… Eu Tenho a Minha Alma Afin, Conheci Na Infância, Meu Primeiro e Único Amor Verdadeiros, Sabe Porque Eu Digo com Convicção, Foram Poucos Dias, Que Rendeu o Sentimento Que vou levar Comigo Até o Outro Plano, que tenhamos Outra Chance é Tudo Que eu Peço Ao Criador, Deus de Inteligência Suprema.

  14. NEIDE TAVARES

    Gostei muito da explicação, dentro deste esclarecimento, gostaria de saber esses espiritos afins, eles podem levar muito tempo para se encontrarem aqui na terra? pode a pessoa estar casada. e encontrar alguém que tenha essa afinidade? que as vezes não da nem pra explicar!!!

  15. betania

    Sei que encontrei um resgate de alma, uma batalha constante de vencer barreiras para levar ao caminho do entendimento do que é o amor e sair do superficial. Mais tem momentos que a solidão bate forte em mim, sinto falta do amor daquela sensação plena de felicidade de entrega. É árduo e silencioso o trajeto as vezes falta a esperança e um cotidiano agradecida a Deus por toda beleza da vida e por tudo de bom que que sou e recebo. Mais uma vida a espera ….

  16. 86Rosalyn

    I have noticed you don’t monetize your page, don’t waste your traffic, you
    can earn additional cash every month because you’ve got hi quality
    content. If you want to know how to make extra bucks, search
    for: best adsense alternative Wrastain’s tools

  17. Andreia costa

    Eu encontrei minha alma gêmea que me apareeu quando estava casada fiquei um ano com essa pessoa depois de mtas brigas me largou.. E fui procurar ajuda espiritual e comprova q ele eh sim…

  18. Andrea silva

    Me relacionei com um rapaz a quase 4 anos e estamos separados, ele casou e tem uma filha de 5 meses, e eu, moro com outro rapaz e foi meu namorado aos 13 anos. Nos reecontramos depois de 20 anos, mas sinto um amor por esse meu ex que nao consigo explicar, nele eu encontrei tudo e sofro muito pelo termino e ele tbm sofre pelo termino e sempre fica questionando aos meus amigo mais próximos que me ama se arrepende de tudo que me fez, e descobriu que me ama, mas era tarde demais. E disse que nao consegue ser feliz sem mim e sem meu amor.

  19. Ana Beatriz

    Conheci muitas pessoas na minha vida, acredito muito nessa questão de Almas e a maravilhosa forma como são ligadas e suas conexões que vai além da compreensão humana. Tenho 22 anos e as pessoas que passaram pela minha vida me fezem acreditar que não sou 100% para essa situação a qual nos colocamos “situações amorosas” comigo normalmente acontece uma conexão muito intensa só que passageira. Sei que parece estúpido mas normalmente me interesso muito até conquistar, depois de feito, algo simplesmente morre em mim, mas o dano que isso causa em mim acaba sendo mais devastador do que para a pessoa em questão e com isso percebi que por onde passo e gero essas decepções essas tais pessoas não conseguem se desvincular e nem eu delas, tais pessoas se tornam tão fantásticas na minha vida ao ponto de esquecerem a magua que as causei e me fazerem o bem so pra manterem o vínculo . Me sinto uma alma perdida passando por várias outras.

  20. Marilene

    Namorei um rapaz mais novo que eu 27 anos e acabei mi apaixonando mais minha familha e a deli nao nos aseitava .nanoramos 3 anos ..mais era tanta fofoca entre meus parentes que eli acabiu indo embora e terminou comigo! E eu ajudei eli tanto na hora que mais precisou.e eli dizia que eu era amulger que tanto proucuro e que mi amava dimais , e que ninguu eria mi tira deli,, so que a sinco meses eu nao avejo . Mais depois que eli foi trabalha fora eli mi passou mensagem dizendo que quando eli vieci na nossa cidade eli eria marca um encontro pra gente conversar , so que eli mi bloqueou no sape e no facimebook . Estou desesperada e nem tenho nem vontade de sai e bem i pra academia que era o que mais gostava .amo eli demais e eli nao sai da minha cabeça. O que eu devo fazer pq sem eli eu nao sei viver .pq eli e o amor da minha vida.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).