Bem- Aventurados os Misericordiosos

Marcado: , , , ,

147827817245c7fe1190abec892d14aa18ee7d6d2a-ok

“Bem- aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia”, afirmou Jesus em uma de suas citações sobre as bem aventuranças em seu mais famoso e revolucionário manifesto da história – O Sermão do Monte, que eternizou-se no Evangelho de Matheus( 5:1/12) como o Código Ético da Humanidade, o caminho a ser seguido pelo ser humano para tornar-se bem-aventurado.

Entre as qualidades destacadas pelo Cristo para transformar o coração dos homens, Jesus falou sobre a importância da misericórdia, como um sentimento sublime. Mas na prática o que significa ser misericordioso e como conquistar essa virtude tão importante?

Buscando o sentido da palavra misericórdia, encontramos como principais definições: “piedade, compaixão, caridade”. E é justamente a necessidade do perdão das ofensas e da reconciliação, que Jesus evidencia em seus ensinamentos: “Quantas vezes perdoarei ao meu irmão? Perdoá-lo-eis, não sete vezes, mas setenta vezes sete”(Perdão das Ofensas, Evangelho Segundo o Espiritismo).

Recordando as palavras do Mestre na Oração do Pai Nosso: “Perdoai-nos as ofensas como nós perdoamos aos que nos ofenderam”. A misericórdia envolve esse sentimento maior de perdão, de não guardar ressentimentos ou alimentar sentimentos de vingança, aprendendo a se colocar no lugar do outro, compreendendo as limitações  ainda tão presentes no atual estágio evolutivo, porque com facilidade olhamos para o defeito alheio, esquecendo de nossas próprias imperfeições.

Não se trata de uma conquista espiritual simples nem mesmo rápida, pois assim como qualquer outra virtude é preciso persistência, empenho e o desejo profundo de mudança, até que um dia faça parte do ser. E esse trabalho de mudança pode começar em pequenos gestos de solidariedade e compaixão no dia a dia, lembrando que os misericordiosos são aqueles que se sensibilizam diante da miséria e da necessidade dos outros. É necessário saber aproveitar as oportunidades que surgem pelo caminho.

Recordar a parábola das bem-aventuranças representa olhar para a Lei de Causa e Efeito, ou seja, o que semearmos, colheremos na mesma proporção.  Se desejamos ser perdoados por nossos erros, se desejamos a paz e a felicidade em sua profundidade, existem muitas razões para praticar a misericórdia, buscando nas bem-aventuranças ressaltadas pelo Cristo o caminho para a transformação moral necessária, cumprindo dessa forma o objetivo da encarnação, que é o aprimoramento rumo a perfeição. No capítulo 10 de O Evangelho Segundo o Espiritismo, que trata da indulgência, instruem os bons espíritos: “Sede indulgentes meus amigos, porque a indulgência atrai, acalma, corrige, enquanto o rigor desalenta, afasta e irrita.”(capítulo 10 de O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Sugestões de leitura

O Evangelho Segundo o Espiritismo: Um verdadeiro manual de vida onde você poderá encontrar profundos apontamentos sobre os ensinamentos morais do Cristo e sua aplicação às diversas situações da vida.

O Esplendor das Bem-Aventuranças: Esta obra proporciona a sensação incrível quando interpreta, com profunda reverência, esse Código Moral da Humanidade, permitindo que as imortais Bem-Aventuranças de Jesus possam chegar aos corações como flechas de luz.

DESAFIOS DE MUDAR – VOCÊ PODE MELHORAR SUA VIDA- MÁRIO MAS

A proposta desta obra é pensar na mudança pessoal de forma integral, considerando-se não somente os aspectos da vida no plano físico, e as questões da existência, mas também o ser humano, apresentado pelo Espiritismo como um espírito Imortal, perfectível, eterno, multiexistencial, multidimensional em evolução constante.

AS 5 FACES DO PERDÂO

Neste livro, somos convidados a entrar em contato com a cura que reside nos recantos mais evitados de nosso ser. Rossandro Klinjey narra cinco casos reais de pessoas que tiveram a alegria de passar em revista de si mesmas, atravessaram seus desertos interiores e acessaram a gema preciosa da conciliação consigo mesmas.

Saiba a importância também de perdoar a si mesmo

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

One Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. Como Encontrar a Felicidade - Espiritismo Sem Fronteiras

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).