O valor do trabalho na visão espírita

Marcado: , , , , , ,

o valor do trabalho

O valor do trabalho na visão espírita

O dia do trabalho é celebrado  no mês de maio, movimento que teve origem em 1886 nos Estados Unidos com a manifestação de trabalhadores em busca de reivindicar seus direitos.

Além de relembrar a história desse ato, no qual muitos trabalhadores lutaram para assegurar melhores condições, se trata também de uma ótima ocasião para  homenagear o valor do trabalho. É por meio dele que evoluímos, uma oportunidade de desenvolver potencialidades, exercitar o esforço em beneficio de si mesmo e da comunidade em que se vive.

A Doutrina Espírita explica que a lei do trabalho é natural e traz progresso tanto material  quanto espiritual.  A questão 675 de O Livro dos Espíritos esclarece que não devemos entender como trabalho apenas as ocupações materiais: “Não; o Espírito também trabalha, como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho”.

Enquanto o trabalho material traz o sustento e garante as necessidades físicas, por outro lado, espiritualmente permite que o ser humano corrija imperfeições e aprenda a ter disciplina.

O espírito Joana de Ângelis pela psicografia do médium Divaldo Pereira Franco faz uma referência belíssima  a importância do trabalho realizado com alegria, como antídoto contra o desânimo e a favor da evolução e da ação no bem.  “Considera o trabalho o melhor meio para progredir. Quem não trabalha, entrega-se à paralisia moral e espiritual. O homem que não se dedica à ação libertadora do trabalho faz-se peso negativo na economia da sociedade. O trabalho é vida.

Confira no Espírito. Org um texto extraído do livro Estudos Espíritas, da autora espiritual sobre o tema.

Portanto nesse dia do trabalho você pode abrir espaço para uma análise sob um novo ângulo do assunto, direcionando a energia da produtividade, seja qual for o campo de atuação, à construção da felicidade individual e coletiva.

Vale a pena também consultar esse material:

MODELOS DE LIDERANÇA, TRABALHO E AUTOTRANSFORMAÇÃO: Grande Transição da Terra, de planeta de expiações e provas para planeta de regeneração. Refletimos, ainda, a respeito do significado de Jesus ser nosso Modelo e Guia, arquétipo do amor.

FELICIDADE E TRABALHO – DÁ PRA JUNTAR: O autor, fundamentado em sua experiência, aborda, desde os princípios do autoconhecimento, felicidade e hierarquia de necessidades até os momentos vividos dentro de uma empresa, com os temas de relações interpessoais, trabalho em equipe, comandos sociais e relação com o tempo.

DESAFIOS E SOLUÇÕES: Nesta série de 9 programas, o psicólogo Mario Mas explica como mudanças comportamentais simples podem alterar, radicalmente, a nossa vida.

 

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

One Comment

  1. Carlos

    3 regras de vida

    1. Se você não for atrás do que quer, nunca vai ter.
    2. Se você não perguntar, a resposta vai ser sempre não.
    3. Se não der um passo à frente, nunca sairá do lugar.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).