Experiência de quase morte e o espiritismo

Experiência de quase morte

Já ouviu falar sobre aquelas pessoas que morrem na mesa de cirurgia, são declaradas como mortas pelos médicos, mas que para surpresa de todos acabam voltando à vida? Esses fenômenos são chamados pela ciência de experiências de quase morte.

Segundo relatos de pessoas ao redor do mundo, que passaram por essa experiência, a retratam como extremamente tranquila. Alguns são atraídos por uma luz, outros entram em um túnel ou até mesmo um buraco. Existem diversas variáveis, mas há alguns pontos comuns que são seguidos por quem passa pela experiência de quase morte. Primeiro há a noção da morte, quando a pessoa se percebe que faleceu. Em seguida há um arrebatamento por uma sensação de paz, de calma. Há então a passagem para outro ambiente, seja ele o tal túnel ou um buraco, entre outros. Em seguida há o o avistamento em terceira-pessoa do próprio corpo, quando de fato é feita a contemplação da própria morte.

Normalmente há também o encontro com os amigos espirituais, que ajudam a tranquilizar a pessoa e também a ajudam com questionamentos sobre sua existência e o rumo que elas estão dando para suas vidas. É neste momento que, como diz a lenda, um filme da sua vida passa diante dos olhos, e segundo relatos, a pessoa sente novamente as sensações que sentiu em vida quando vivenciou os fatos então apresentados.

Por fim, após toda esta trajetória, a pessoa chega a uma barreira intransponível, que pode ser representada como um rio, névoa, neblina ou coisas parecidas. Quando não consegue passar por esse bloqueio, a pessoa então se dá conta que não pode prosseguir, que tem que voltar, e então os médicos presenciam um “ressuscitamento”.

Caso queira ler uma reportagem que explica de forma mais aprofundada o tema, sugerimos a leitura de um artigo especial publicado na Revista Cristã de Espiritismo.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).