Compreendendo a homossexualidade sob o aspecto espiritual

Marcado: , , ,

 

espiritismo_homossexualidade

As diferenças fazem parte da vida em sociedade e neste universo das diversidades, a relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo faz parte do contexto.

Embora a liberdade e a igualdade sejam direitos reconhecidos por Lei e muitas pessoas se mostrem mais abertas na atualidade, em especial as novas gerações com a constituição de novos modelos familiares, representando sinais de avanço, o preconceito ainda é muito presente. Atos de violência contra os homossexuais, discriminação familiar, rejeição social e até mesmo religiosa de grupos mais radicais, são a prova de que existe um longo caminho de luta a ser percorrido não apenas sobre a opção sexual ou afetiva de cada um, mas quanto ao respeito dos direitos humanos.

Compreendendo a homossexualidade sob o aspecto espiritual, entende-se que as razões mais profundas  para as nossas tendências trazem uma história além da vida presente, portanto o espírito imortal carrega lembranças marcantes de diversas encarnações, ora como homem, em outras, como mulher. Essas experiências podem deixar impressões marcantes no espírito e em seus campos energéticos ao longo do processo evolutivo.

A questão 202 de O Livro dos Espíritos esclarece em relação ao sexo dos espíritos: Quando errante, que prefere o Espírito; encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher? “Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar.”

A Doutrina Espírita com sua base educativa desperta o ser humano para a importância da consciência, do compromisso e respeito consigo mesmo e com o próximo, em qualquer relação afetiva ou condição que se encontre. Toda ação gera uma reação, nos domínios do sexo e do amor, os erros e acertos são levados em conta, se refletindo no destino de cada Ser.

O Espiritismo esclarece também que não nos compete o julgamento, nem recriminação,  afinal todos possuem suas próprias  imperfeições. “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para dominar as suas más tendências”.

Para maior aprofundamento recomendamos:

HOMOSSEXUALIDADE SOB A ÓTICA DO ESPÍRITO IMORTAL, autoria de Andrei Moreira:  Como compreender o papel e o significado dessa orientação sexual na vida dos homossexuais, de suas famílias e comunidades, numa perspectiva evolucionista?

UM AMOR DIFERENTE – NOSSAS ESCOLHAS: A grande mensagem é que o Amor pode estar em todos os lugares e, quando puro, sempre une as almas com a Luz do Cristo

A CULPA – SÉRIE – OS 4 INSTRUMENTOS DA ALMA (JOÃO LOURENÇO NAVAJAS): Neste CD você tem a oportunidade de se aprofundar em um tema extremamente importante para sua evolução tanto intelectual quanto moral.

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

One Comment

  1. Blog LGBT Espírita

    O texto está muito bom, colabora para a promoção de uma visão diferenciada sobre a Homoafetividade, porém sugere-se que o último parágrafo seja revisto. O último parágrafo acaba desconstruindo, em uma única frase, tudo o que afirmou anteriormente. Ao escrever “não nos compete o julgamento, nem recriminação, afinal todos possuem suas próprias imperfeições” transmitiu a impressão de afirmar a homoafetividade como uma imperfeição. Retirando-se esse trecho o texto de vocês está perfeito e aí sim, contribui conosco.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).