Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Marcado:

Suicídio

Lembrando o dia mundial de prevenção ao suicídio, em 10 de setembro, vamos refletir sobre este assunto tão sério e preocupante. Um caminho que infelizmente um grande número de pessoas escolhe como fuga ou solução para seus problemas, sem se dar conta da dimensão deste ato. De acordo com recente relatório publicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, e pelo menos 16 milhões de pessoas todos os anos tentam se matar. O relatório explica ainda que mundialmente as taxas se encontram mais altas entre pessoas idosas,com 70 anos ou mais, porém em alguns países, esses números são maiores entre os jovens de 15 a 29 anos de idade, sendo a segunda causa de morte nessa faixa etária.

Além dos grandes prejuízos emocionais causados, as consequências vão além dos horizontes físicos. Já pensou em chegar do outro lado da existência e descobrir que dar fim a própria vida foi um erro e que a vida continua? Essa pessoa pode ser surpreendida ao se deparar com esse fato, constatando que cada um de nós tem uma missão a desempenhar e um tempo determinado na Terra.
Segundo explica a Doutrina Espírita, existem fortes laços que ligam o corpo e o espírito enquanto estamos encarnados e quando esse elo é interrompido bruscamente como no caso do suicídio, não existe tempo de preparação do espírito para esse desligamento gradual, como ocorre nos casos de morte por causas naturais. A questão 957 de O Livro dos Espíritos explica :“Muito diversas são as conseqüências do suicídio. Não há penas determinadas e, em todos os casos, correspondem sempre às causas que o produziram. Há, porém, uma conseqüência a que o suicida não pode escapar; é o desapontamento. Mas, a sorte não é a mesma para todos; depende das circunstâncias. Alguns expiam a falta imediatamente, outros em nova existência, que será pior do que aquela cujo curso interromperam.”
Outro ponto fundamental é aprender a lidar com as situações difíceis perseverando na fé. O quinto capítulo de O Evangelho Segundo o Espiritismo trata sobre a compreensão das aflições e como a fé na vida futura pode contribuir para prevenir este mal: “A calma e a resignação adquiridas na maneira de encarar a vida terrena, e a fé no futuro, dão ao Espírito uma serenidade que é o melhor preservativo da loucura e do suicídio…Com o Espiritismo, a dúvida não sendo mais permitida, modifica-se a visão da vida. O crente sabe que a vida se prolonga indefinidamente para além do túmulo, mas em condições inteiramente novas. Daí a paciência e a resignação, que muito naturalmente afastam a idéia do suicídio. Daí, numa palavra, a coragem moral…”
O Espiritismo propõe um olhar abrangente, contribuindo para o esclarecimento de um grande número de pessoas, auxiliando a mudar esse triste panorama. Vale a pena ler um texto publicado no Portal do Espírito que faz uma reflexão sobre o suicídio- causas e consequências.

Sugerimos para melhor esclarecimento  livros e CDs que podem ajudar a ampliar a visão sobre o tema
Suicídio- A Sombria Trilha da Ilusão: Abordando sobre temas como a Vida e a Morte, Suicídio- A Sombria Trilha da Ilusão, é um convite ao esclarecimento, um tratado de valorização à vida e esperança diante da dor aparentemente sem fim.

Vida após a morte- No Mundo Espiritual, Suicidas também Evoluem? Em uma longa e dolorosa caminhada para o resgate de seu crime, perante o Criador, o Espírito José Carlos de A… conta, neste livro, sua história após cometer suicídio, acompanhando a dor de outros Espíritos em semelhante situação.

MEMÓRIAS DE UM SUICIDA: Com orientação do Espírito Léon Denis, o autor espiritual Camilo Castelo Branco, sob o pseudônimo Camilo Cândido Botelho, descreve à médium Yvonne A. Pereira sua dolorosa experiência após a desencarnação pelo suicídio.

CD Suicídio: É urgente buscar o antídoto para evitar desastrosa decisão que compromete a evolução espiritual.

VIVER É A MELHOR OPÇÃO ANDRÉ TRIGUEIRO:  Este livro foi escrito com uma única convicção: as informações reunidas nele podem salvar vidas.

 

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).