Pintura Mediúnica: O que é isso? Como o espiritismo explica?

Veja o que é a psicopictografia e conheça a pintura mediunica

Popularmente conhecido como pintura mediúnica, o ato de transmitir visualmente uma mensagem, seja em forma de arte ou não, tem outro nome. De acordo com a Doutrina Espírita, esse ato de transmissão mediúnica se chama psicopictografia, ou pictografia, como é mais comumente chamado.

Embora algumas pessoas (até mesmo espíritas) acreditam que essa forma de comunicação é recente, a pintura mediúnica já foi prevista e explicada pelo próprio Allan Kardec no Livro dos Médiuns em 1861. Eis o que Allan Kardec disse sobre o tema no capítulo XVI do livro: “(são médiuns pintores ou desenhistas) os que pintam ou desenham sob a influência dos Espíritos. Falamos dos que obtêm trabalhos sérios, visto não se poder dar esse nome a certos médiuns que Espíritos zombeteiros levam a fazer coisas grotescas, que desabonariam o mais atrasado estudante”.

As pinturas mediúnicas são muito populares e assim a procura por obras psicográficas é alta. É importante, então, tomar grande cuidado na procura por material desse tipo. Como as pinturas são de fácil comercialização, existem centros e ateliês especializados na produção comercial dessas obras. Como diz o site Espírito.Org:

As conseqüências disso são danosas para o movimento espírita com suas Instituições sempre às voltas com parcos orçamentos para atender à demanda da área social e às vezes até mesmo gastos administrativos comuns, vez que o arrocho financeiro faz com que muitos se inclinem para a venda das pinturas mediúnicas para ocorrer às despesas sempre crescentes. E as noitadas de “Renoir” e outros vão acontecendo aqui e acolá…

O objetivo das pinturas mediúnicas é sensibilizar as pessoas e também servir como ponte de comunicação entre os espíritos e nós, os encarnados. O objetivo final da psicopictografia é mostrar através da arte que existe vida após a morte. Nesse campo vale o que disse Jesus há muitos anos, “Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido”.

Existem artistas mediúnicos muito bons e que estão presentes há muito tempo, como a Marilusa Vasconcelhos, a Valdelice Salum e também o José Medrado. Há também caras novas ao grande público, como o brilhante médium carioca Lívio Andrade. Abaixo, vamos reproduzir um especial produzido pela TV Globo para o Programa da Xuxa que fala sobre pintura mediunica e conta com a excelente participação do Lívio. Nele vocês verão como ele reforça o carater social da obra. Como ele doa as obras para centros de caridade vender, a Xuxa pergunta a ele se ele levaria um puxão de orelha caso ele quisesse vender pessoalmente as obras para obter lucro. A resposta? Assista abaixo.

Resumindo, como disse Chico Xavier, a pintura mediúnica nada mais é do que a evangelização através das cores.

Quer saber mais sobre o assunto? A TV Mundo Maior gravou um especial sobre Pinturas Mediúnicas no programa Repensar. Vale a pena!

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

7 Comments

  1. Paulo Barboza

    Uma pessoa me disse que eu tenho esse dom. Como realmente sei ou saberei disso?

  2. Celeste Amador

    É linjdo demais, simplesmente maravilhoso!!! sem palavras…..

  3. geovana dos santos dias

    Eu quero saber mais sobre isso.eu me interessei porque faço desenhos e achei muito legal você fazer obras de arte que fazem bem para as pessoas.por isso eu queria saber se é todos que possuem esse dom e quem de verdade pode adquirir esse dom?

  4. Rosângela Estêvão

    Não estou recebendo entidades que pintam e sim desenhos que aparecem como se fossem xerox ( sombreados) por debaixo da folha de papel ou pano.Alguém pode me informar se já houve caso(s) semelhante(s)?Os desenhos espíritas que estou vendo e copiando trazem temas educativos sobre o meio ambiente e,às vezes, quando estou copiando ,outras pessoas conseguem enxergar os riscos.

  5. Francisco Carlos Segura

    Tenho orgulho em ver uma pessoa com a mediuminidade para pintura mediúnica, ainda vou ganhar uma pintura desta, e vou ter o orgulho de exibir em minha casa.
    Que nosso mestre Jesus de muita Paz e Saúde a todos.

  6. Francisco Carlos Segura

    Parabéns a todos os médios , pois traz através da cartas Psicografada que recebemos dos nossos entes queridos , e que nos consola e nos da força para prosseguir nesta vida.
    Muita Luz e Paz a todos.

  7. Eduardo Cury

    Eu sou médium ostensivo e a uns anos estou desenvolvendo a mediunidade incluindo a comunicação pela psicopictografia. Detalhe que em toda minha vida sempre fui péssimo em educação artística sendo que só ficava de recuperação. Sou daltônico e sempre tive grandes dificuldades em entender as cores. A poucos anos os bons espíritos começaram a fazer desenhos e pinturas a óleo através de mim e aperfeiçoando. No começo eu achava que estava delirando porque pensava como um daltônico que tem dificuldades em distinguir quase todas as cores e sem nenhum dom para arte poderia pintar. Porem espíritos que quando encarnados pitavam e desenhavam se apresentaram a mim com a missão de desenvolver esse trabalho voltado a caridade. Começaram com giz preto e papel, passando pelo colorido até iniciarem com a tinta a oleo, sendo que no começo não assinavam e depois foram assinando. Pelo fato de morar em uma cidade pequena meu começo foi dificil pois nas casas espíritas de minha cidade não davam espaço para esta atividade. Então começaram meu desenvolvimento em casa com a ajuda dos meus pais e amigos espíritas que avaliavam e me auxiliavam. Hoje trabalho em um centro desenvolvendo está parte da mediunidade.
    Para aqueles que sentem estímulos para desenhar ou pintar, tem a visão de imagens, ou estímulos inconscientes é necessário estudar a doutrina espirita com seriedade e humildade e procurar participar do desenvolvimento mediúnico. A psicopictografia geralmente é desenvolvida como a psicografia através do estudo, exercício ostensivo e avaliação dos dirigentes da sessão do desenvolvimento. O médium que possui essa capacidade deve estudar kardec rigorosamente, sempre vivenciando a moral Cristã e transformando seu trabalho em pão para os necessitados como recomenda os Espíritos que auxiliam neste trabalho. A atividade deve ser revertida totalmente em caridade e o médium deve sempre preservar a humildade em seu espírito.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).