A Copa do Mundo e a União dos Povos

Marcado: , , , , ,

A Copa do Mundo e a União dos Povos

Mais uma copa do mundo se aproxima e junto com um dos maiores eventos esportivos do planeta, percebemos o despertar de um sonho comum entre os povos, ver seu país representado em campo e quem sabe se tornar um campeão mundial na copa.

Além da grande paixão que é o futebol, um dos dez esportes mais populares do mundo, essa ocasião evidencia algo muito importante que podemos refletir: A copa e a união dos povos.

No Brasil nenhum brasileiro poderia esquecer o ano de 2002, no qual o Brasil venceu a copa e se tornou penta campeão, alegrando os corações.

Para os espíritas foi uma data marcante também, porque foi nesse dia de glória para o Brasil, 30 de junho de 2002, que desencarnou o médium mineiro Chico Xavier, um homem muito admirado por sua dedicação ao trabalho no bem e um dos maiores divulgadores do espiritismo.

Esse espírito da copa, que une nações em busca de um mesmo objetivo é sem dúvida, um acontecimento muito importante, que aproxima pessoas de todas as partes do mundo.

O futebol é também um esporte de equipe, composto por talentos individuais que juntos formam um grande time, e como tal precisam jogar em conjunto para atingir as conquistas desejadas.

Um convite para a nossa reflexão sobre a importância de esquecer as diferenças de etnias, religiões ou culturais e celebrarmos a alegria, o sentimento de união, cooperação, irmandade e igualdade entre os povos que essa oportunidade do esporte proporciona.

Se desejamos um mundo melhor, precisamos deixar para trás a intolerância e a violência que infelizmente ainda predominam, para que juntos possamos construir uma cultura de paz e solidariedade. Esse deve ser o grande desafio da humanidade, colocar em prática a máxima do Cristo: “Amai ao próximo como a ti mesmo”.

Encontramos para a palavra paz entre seus significados relevantes: “Tranquilidade, ausência de conflito entre as pessoas; calma, equilíbrio, serenidade”. Fundamental lembrar que a paz começa em nós, pelo trabalho intimo de cada ser, criando um campo fértil para o caminho da paz duradoura.

Que a copa do mundo possa inspirar a união dos povos, o esforço e a confiança para vencer os desafios seguindo em frente rumo ao progresso. Formando assim um grande time campeão!

Sugestões para refletir sobre o assunto

CD – Guerra e Paz – Dr João Lourenço

Tesouros do Coração – Alda Maria

Prelúdio de Paz – Djalma Santos

Brasil Coração do Mundo- Pátria do Evangelho

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).