Natal é tempo de solidariedade

Marcado: , , , ,

Natal é tempo de solidariedade
Natal e Solidariedade

Natal é tempo de solidariedade

Com a aproximação do natal o sentimento de solidariedade ganha força entre as pessoas. Nessa ocasião do natal, as ações e campanhas do bem se intensificam, chamando atenção para a relação entre natal e solidariedade e a necessidade de ajudar o próximo.

Quando lembramos que o verdadeiro significado do natal representa Jesus, voltamos o nosso olhar para a essência dos ensinamentos do Cristo e a beleza de sua luz no mundo. O capítulo 11 de O Evangelho Segundo do Espiritismo, Amar ao próximo como a si mesmo diz: “Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! Seus pés são leves, e ele vive como transportado fora de si mesmo”.

Buscando inspiração para nos engrandecer como seres humanos, encontramos muitas formas de praticar a solidariedade que podem preencher o coração de amor alegria e paz. Poder fazer o bem é ter a chance de iluminar outras vidas, deixando de olhar para si mesmos, permitindo a cada um entender o que é solidariedade na prática.

Trazendo para o centro das atenções a celebração do natal em seu sentido mais amplo, estendemos essa comemoração além do núcleo da família, dos amigos e dos presentes apenas. Sintonizados com a mensagem do natal podemos encontrar a forma de ajudar que fale mais alto ao nosso coração.

O Espiritismo traz uma grande contribuição no desenvolvimento do ser solidário ao ampliar os horizontes a respeito do propósito da vida que é a evolução, da reencarnação e sobre a lei de ação, levando o ser humano a compreender o que realmente significa o princípio da solidariedade: “Fora da caridade não há salvação”.

Encontramos no capítulo 15 de O Evangelho Segundo o Espiritismo uma definição emocionante sobre a caridade, que nada mais é o sentimento profundo de solidariedade, compaixão e generosidade: “Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão encerrados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, encaminhando-o para a Terra da Promissão”.

Se natal é luz também é oportunidade para ascender os melhores sentimentos dentro do coração, essa deve ser a grande mensagem de solidariedade que Jesus aguarda de todos nós. Que o natal e a
solidariedade possam assim estar em total sintonia e para que ela aconteça que possamos nos abrir em desejo de sermos melhor, estendendo nosso olhar ao próximo em suas necessidades, deixando nosso egoísmo de lado para praticar o amor que existe em cada um. Afinal natal é tempo de solidariedade.

Leituras para inspirar o amor e a solidariedade

Confira também a campanha de natal da Mundo Maior

A Magia da solidariedade transformando sua compra em caridade

 

A importância da solidariedade

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).