Dia Nacional do Voluntariado

Marcado: , , ,

 voluntariado_mundomaior

Existem muitas pessoas que escolhem dedicar seu trabalho e tempo em benefício do próximo, realizando um trabalho voluntário, ou seja, sem receber nenhum tipo de pagamento por isso, simplesmente pela gratificação de fazer o bem.

Como reconhecimento e valorização dessa dedicação às causas de interesse social da comunidade, dia 28 de agosto é comemorado o dia nacional do voluntariado. Uma homenagem àqueles que escolheram atuar como voluntários, colaborando com a sociedade e inspirando os passos de outras pessoas neste caminho.

Desde os primórdios, a sobrevivência só foi possível com a ajuda mútua uns aos outros para enfrentar os desafios e dificuldades. Além de contribuir com a coletividade, fazer o bem faz bem! Pesquisas apontam que fazer o bem ativa no cérebro uma sensação positiva quando praticamos a caridade ou nos dedicamos a alguém. Isso prova o quanto a generosidade é benéfica e traz felicidade.

Doar o melhor de si ao próximo ajuda também no processo de evolução, ajudando a vencer o orgulho e o egoísmo, como esclarece a Doutrina Espírita: “Fora da caridade não há salvação”. Ressaltou Jesus sobre o grande mandamento: “Amar ao próximo como a si mesmo”.

O Espiritismo também nos ensina que é possível a todos praticar boas ações, o seja, exercitar a caridade. A Questão 643 de O Livro dos Espíritos diz: Há pessoas que, por sua posição, não tenham possibilidade de fazer o bem? “Não há quem não possa fazer o Bem. Somente o egoísta nunca encontra ensejo de o praticar. Basta que se esteja em relações com outros homens para que se tenha ocasião de fazer o Bem, e não há dia da existência que não ofereça, a quem não se ache cego pelo egoísmo, oportunidade de praticá-lo. Porque, fazer o Bem não consiste, para o homem, apenas em ser caridoso, mas em ser útil, na medida do possível, todas as vezes que o seu concurso venha a ser necessário”.

Compreender o sentido de doar o melhor de si em benefício dos outros, pode trazer um significado mais amplo a vida. Confira um artigo no Portal do Espírito.

 

Sobre o valor do bem, sugerimos livros e CDS

Fora da Caridade não há Salvação: De modo geral, no movimento espírita ainda se confunde a caridade com o assistencialismo, e, nesse sentido, FORA DA CARIDADE NÂO HÀ SALVAÇÂO, amplamente, estuda o significado real de caridade e sua aplicabilidade

O Evangelho Segundo o Espiritismo: Um verdadeiro manual de vida onde você poderá encontrar profundos apontamentos sobre os ensinamentos morais do Cristo e sua aplicação às diversas situações da vida.

 CDs Sementes Douradas: Esclarece sobre nosso papel de semeadores e como devemos espalhar as Sementes Douradas pelos lugares onde passamos.

DVD O Espiritismo Transformando Vidas: Esta é a história do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, um conglomerado de amor que educa, cura e evangeliza milhares de pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).