O Espiritismo e a Pedagogia do Amor

Marcado: , , ,

 

O Espiritismo e a Pedagogia do Amor

Como definiu o professor e notável educador Francês Allan Kardec: “É pela Educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade”. (Allan Kardec – Obras Póstumas).

Destacando a educação como uma das bases mais importantes para o desenvolvimento pleno do ser humano, a pedagogia do amor proposta pelo espiritismo é um convite a reflexão sobre o sentido da arte de educar corações e despertar mentes.

Tendo como alicerce de seus ensinamentos a imortalidade do espírito e a experiência das vidas sucessivas, sempre é possível evoluir.  A partir destes preceitos, o processo educativo do espírito ganha um sentido mais amplo, revelando o aprendizado como algo inesgotável.

Nesta grande jornada da vida, educadores e educandos se encontram, cabendo àqueles que assumem a tarefa de educar, o comprometimento profundo e verdadeiro. O que seria dos alunos sem os bons professores dispostos a compartilhar seu conhecimento, ajudando no despertar de novos horizontes?

Podemos citar como exemplo de inspiração, o suíço Johann Heinrich Pestalozzi, o pai da pedagogia moderna e grande mestre de Allan Kardec.  Não por acaso a lógica da Doutrina Espírita e o desenvolvimento do pensamento critico proposto pela metodologia de Pestalozzi encontram um importante ponto de convergência.

Prosseguindo ainda no campo da pedagogia, que significa a arte de ensinar e instruir, o que seria da humanidade sem a luz do Cristo, que com toda bondade e a didática do saber, ainda aguarda pacientemente pelo despertar de cada educando na grande escola da Terra.

Baseado nos ensinamentos de amor e esperança de Jesus, o espiritismo tem como missão contribuir na instrução e esclarecimento do homem sobre si mesmo e o Universo. Ampliar a capacidade de olhar além faz parte da pedagogia do amor proposta pela Doutrina Espírita.

Quem somos, de onde viemos, para onde vamos, qual é o  nosso papel na vida? Recordamos a questão 919: Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal? “Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

Para maior aprofundamento no tema recomendamos

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – A MORAL, ALLAN KARDEC: Um verdadeiro manual de vida onde você poderá encontrar profundos apontamentos sobre os ensinamentos morais do Cristo e sua aplicação às diversas situações da vida.

ALLAN KARDEC – A EPOPÉIA DE UMA VIDA, DEMÓSTENES JESUS (CEAC): Incisiva convocação ao esforço da solidariedade, o amor em ação, para a construção de um mundo melhor.

ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO- REGIS DE MORAIS:  Passeia pelafilosofia, pela pedagogia e pela religião para construir as bases de uma nova educação para o século XXI.

A TERCEIRA REVELAÇÃO (DVD): Depoimentos de religiosos de várias religiões, e de estudiosos da vida e obra de Allan Kardec, bem como da história da Doutrina dos Espíritos.

Confira uma entrevista com a pedagoga Dora Incontri

 

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

One Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. Madame Kardec - Espiritismo Sem Fronteiras

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).