O Poder da Caridade

Marcado: , ,


O Poder da Caridade

“Fora da Caridade não há salvação”. Nos esclarece à luz do Espiritismo que toda a moral dos ensinamentos de Jesus se resume a caridade e a humildade, qualidades contrárias ao egoísmo e ao orgulho, capazes de nos conduzir a verdadeira felicidade. 

Pensando no poder da caridade e na importância de fazer o bem, tanto na vida de quem pratica e também de quem recebe, nos damos conta do quanto fazer o bem pode fazer a diferença no mundo.

Se a caridade e a humildade estão diretamente ligadas, o cultivo dessas virtudes pode dar um novo sentido a tudo. A caridade e o sentimento de amor ao próximo se refere a uma das principais qualidades do homem de bem. “O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem”(Evangelho Segundo o Espiritismo- O Homem de Bem).

E como podemos colocar em prática a caridade?

O primeiro passo é o desejo de ser melhor em pensamentos, sentimentos e atitudes, a cada dia, buscando se tornar um verdadeiro homem de bem, como nos ensinou Jesus. 

Se partirmos do princípio que devemos fazer aos outros todo o bem que desejamos para nós, compreendemos que em qualquer circunstância temos a possibilidade de praticar a caridade,  aprendendo a vencer o egoísmo e o orgulho. 

Em seus ensinamentos de amor Jesus nos chama a atenção que a caridade não se restringe à esmola, pois devemos nos atentar que existe a caridade material e espiritual. É claro que cada forma tem a sua importância, mas doar de si mesmo em benefício do próximo, sem dúvida é buscar compreender a essência pura da verdadeira caridade, um exercício de abnegação e amor.

Ao procurar em cada oportunidade uma maneira de ajudar ao próximo, estaremos exercitando o poder da caridade em nossas vidas. Que possamos permitir que a luz do amor brilhe em nossas vidas.  

Encontramos no Evangelho a inspiradora parábola do Òbulo da Viúva, um grande exemplo da caridade, a verdadeira doação na abdicação de algo em benefício de alguém necessitado. “ “E estando Jesus assentado defronte donde era o gazofilácio, observava ele de que modo dava o povo ali o dinheiro; e muitos, que eram ricos, davam com mão larga. E tendo chegado uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, que importavam um real. E convocando seus discípulos, lhes disse: Na verdade vos digo, que mais deu esta pobre viúva do que todos os outros que deram no gazofilácio. Porque todos os outros deram do que tinham na sua abundância; porém esta deu da sua mesma indulgência tudo o que tinha, e tudo o que lhe restava para seu sustento(Marcos, XII: 41-44 – Lucas, XXI: 1-4).

Mas não pensem que esta parábola refere-se ao dinheiro. O dinheiro é apenas o exemplo que Jesus utilizou para transmitir este ensinamento.
Essa parábola refere-se ao mais simples exemplo da verdadeira caridade: doar aquilo que se tem. Mas a doação do supérfluo não representa esforço nenhum. Já a verdadeira doação depende de abdicar de algo.

Se exercitar a caridade pode trazer muito mais luz a nossa vida, vamos buscar sempre formas de praticá-la em nosso cotidiano.

Confira leituras que podem inspirar seu coração de amor e caridade!

Benedita Fernandes – A Dama da Caridade – Antonio Cesar Perri de Carvalho

Rumo Certo – Chico Xavier

Bem-Aventurados os que Oram… – Carlos A. Baccelli

Fora da Caridade não há Salvação – Alírio de Cerqueira

https://mundomaior.com.br/promocoes/mes-da-caridade.html


Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).