O que é a Codificação Espírita

Quais livros fazem parte da Codificação Espírita e que consistem na essência da Doutrina?A Codificação Espírita é um conjunto de obras escritas por Allan Kardec na França no século XIX. A Codificação é composta por cinco livros, que foram escritos e publicados em um intervalo de onze anos, entre 1857 e 1868.

O primeiro livro a ser publicado é o chamado Livro dos Espíritos, que consiste em uma série de perguntas formuladas por Allan Kardec e respondida por espíritos. É o livro mais famoso e que dá origem ao espiritismo, por assim dizer.

Livro dos Espíritos – 1857: Nesta obra que compõe o pentateuco de Kardec, os Espíritos explicaram tudo o que a Humanidade estava preparada para receber e compreender, esclarecendo-a quanto aos eternos enigmas de sabermos de onde viemos, por que aqui estamos, e para onde vamos, facilitando, assim ao homem, a compreensão dos mais difíceis problemas que o envolvem.

Livro dos Médiuns – 1861: É um manual indispensável para todos aqueles que queiram participar das atividades mediúnicas, ou simplesmente queiram conhecer a natureza e os mecanismos da mediunidade.

O Evangelho Segundo o Espiritismo – 1864: O Evangelho Segundo o Espiritismo é um verdadeiro manual de vida onde você poderá encontrar profundos apontamentos sobre os ensinamentos morais do Cristo e sua aplicação às diversas situações da vida.

O Céu e o Inferno – 1865: Qual o destino do homem após a morte física? Quais as causas do temor da morte? Existem o Céu e o Inferno? A antiga crença nos anjos e demônios merece crédito? Como procede a Justiça Divina? Estas e outras questões correlatas são devidamente esclarecidas, na Primeira Parte desta obra, à luz da lógica e dos ensinamentos dos Espíritos. Na Segunda Parte, intitulada Exemplos, Kardec registra numerosas comunicações de Espíritos – classificados por categorias, tais como: felizes, sofredores, arrependidos, endurecidos, suicidas – que exemplificam toda a teoria exposta anteriormente.

A Gênese – 1867: O Espiritismo e a Ciência completam-se um ao outro. A Ciência, sem o Espiritismo é impotente para explicar certos fenômenos apenas pelas leis da matéria; o Espiritismo, sem a Ciência, ficaria sem suporte e comprovação. O estudo das leis da matéria devia preceder o da espiritualidade, pois é a matéria que primeiro fere os sentidos. Se o Espiritismo tivesse vindo antes das descobertas científicas, teria tido sua obra abortada, como tudo o que vem antes de seu tempo.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

5 Comments

  1. Sônnia Menezes

    Excelente explicação! Parabéns!

  2. Sandra

    Eu tenho uma dúvida que paira faz muito empoo

    Até então não consegui descobrir nenhuma fonte que me esclarecesse

    quais foram os Espíritos da Codificação?

    Obrigado,

  3. Roberto G. Santiago

    Minha Pesquisa foi sobre A Codificação Espírita e me trouxe um bom esclarecimento.
    Sou agradecido por poder consultar um Trabalho tão bem elaborado.

    Roberto

  4. Marcos Benedito Marconi

    Gostaria de saber mais sobre a Codificação Espírita

  5. Verônica Costa de Andrade

    Gostaria de saber se Kardec hoje segue encarnado ou desencarnado.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).