Compreendendo a Origem Espiritual da Deficiência

Marcado:

origem-deficiencia2

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de deficiência, porém o preconceito e a falta de inclusão em relação a essas pessoas com deficiência ainda criam muitas barreiras que precisam ser transpostas.

Aprender a enfrentar essas limitações específicas  e suas implicações no dia a dia, não é algo fácil para aqueles que são portadores de algum tipo de deficiência seja física ou intelectual, também atinge de perto aqueles que vivenciam essa realidade em suas famílias ou circulo de convivência próximo.

Essa luta também se estende na busca das pessoas com necessidades especiais para assegurar   seus direitos e manter a dignidade dentro da sociedade, como prevê o estatuto da pessoa com deficiência, garantindo acessibilidade, saúde, inclusão no mercado de trabalho, atendimento educacional especializado, entre outros pontos fundamentais para garantir o respeito e igualdade que merecem como cidadãos.

Diz um dos parágrafos do estatuto: Art. 1º “Fica instituído o Estatuto da Pessoa com Deficiência, destinado a estabelecer as diretrizes gerais, normas e critérios básicos para assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com deficiência, visando sua inclusão social e cidadania participativa plena e efetiva”.  Complementa no Art. 2º  “ Considera-se deficiência toda restrição física, intelectual ou sensorial, de  natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária e/ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social, dificultando sua inclusão social…“

Compreendendo a origem espiritual da deficiência à luz do conhecimento espírita, entende-se que sua causa é sempre espiritual.  “Sofrem por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que estão de se manifestarem mediante órgãos não desenvolvidos ou desmantelados”. (L.E. – q. 372). A questão 335 desta obra esclarecedora complementa o entendimento dessa situação como oportunidade reparadora, expressando a necessidade do espírito para seu aprendizado e evolução. “Pode também escolher o corpo, porquanto as imperfeições que este apresente ainda serão, para o Espírito, provas que lhe auxiliarão o progresso, se vencer os obstáculos que lhe oponha. Nem sempre, porém, lhe é permitida a escolha do seu invólucro corpóreo; mas, simplesmente, a faculdade de pedir que seja tal ou qual.”

Diante de tantas respostas transmitidas pelos espíritos superiores a respeito da deficiência física ou mental sob a ótica espiritual, cabe a cada um de nós refletir sobre o assunto com mais atenção e carinho, pois não sabemos se um dia precisaremos vivenciar essa experiência em nossas vidas ou com alguém muito próximo de nós.

Para entender melhor o tema da deficiência e como lidar com uma criança portadora de necessidades especiais, vale a pena ler um artigo  Perante a Criança Excepcional no Portal do Espírito

Sugerimos também a leitura de alguns livros relacionados ao tema e um CD que apresenta o exemplo de superação.

UMA VIDA EXCEPCIONAL CASA TRÊS: Trazendo detalhes sobre suporte espiritual aos internos das Casas André Luiz, bem como a outros espíritos de outros lugares, assim como algumas explicações, a luz do Espiritismo, apoiado na lei da Ação e Reação.

MUNDO PARALELO – A TRAJETÓRIA DE UMA MÃE: Um livro sem cunho científico, mas capaz de abrir horizontes a pais, educadores, profissionais de saúde e leitores na busca de forças para superar obstáculos.

É PRECISO SABER VIVER:  Narra à história de uma criança portadora de deficiência mental. Apresenta o exemplo de espíritos que aceitaram reencarnações difíceis por amor a si mesmo e ao próximo.

NOSSOS POETAS ILUMINADOS (CD): As Casas André Luiz em parceria com a Rede Boa Nova de Rádio apresentam o CD: Nossos Poetas Iluminados.Um sonho que se tornou realidade, os poemas escritos pelos assistidos das Casas André Luiz transformados em uma coletânea de canções emocionantes, na voz de músicos talentosos.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).