A Valorização do Amor

Marcado: , , ,

valorizacao_amor (1)

Amar e ser amado, essa tem sido uma busca constante do ser humano em todos os tempos, idades e lugares. Neste universo dos relacionamentos, o namoro faz parte desta trajetória da afetividade.

De acordo com a definição da palavra, namoro significa: “atrair, inspirar amor”. E é no sentido de cativar e ser cativado, que são cultivados os  melhores sentimentos que podem se tornar cada vez mais profundos, acompanhando o progresso do Homem.  A Lei de Amor conforme definem os espíritos no capítulo 11 de O Evangelho Segundo o Espiritismo: “Na sua origem, o homem possui instintos; mais avançado e corrompido, possui sensações; mais instruído e purificado, possui sentimentos. No ponto mais delicado e evoluído dos seus sentimentos, surge o amor, não o amor no sentido vulgar da palavra, mas sim o sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todos os anseios e todas as sublimes revelações.”

Encontrar alguém especial para compartilhar momentos importantes, ou até mesmo a vida, quando este relacionamento se torna duradouro, exige responsabilidade. Como explica a Doutrina dos Espíritos, além do envolvimento material, existem laços que embora invisíveis aos olhos, são levados na memória espiritual, se tornando parte da experiência de cada ser.

O que muitas vezes parece um encontro do acaso pode ter um significado maior. A respeito dessa aproximação entre essas almas afins, os Espíritos esclarecem na questão 386 de O Livro dos Espíritos: Podem dois seres, que se conheceram e estimaram encontrar-se noutra existência corporal e reconhecer-se? “Reconhecer-se, não. Podem, porém, sentir-se atraídos um para o outro. E, freqüentemente, diversa não é a causa de íntimas ligações fundadas em sincera afeição. Um do outro dois seres se aproximam devido a circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que na realidade resultam da atração de dois Espíritos, que se buscam reciprocamente por entre a multidão.”

Se cada escolha representa uma semente lançada que deixa suas marcas na estrada evolutiva, no campo dos sentimentos, os compromissos assumidos possuem uma grande importância. O que tem sido amar para você? Como tem tratado a pessoa que está ao seu lado? O dia dos namorados assim como cada novo dia em sua vida pode ser uma excelente oportunidade para essa reflexão sobre a valorização do amor.

Aproveitando a comemoração do dia dos namorados, sugerimos aos leitores presentes de amor com espiritualidade.

Para alimentar suas melhores emoções, recomendamos um artigo sobre o namoro no Portal do Espírito.

Marcados Pelo Passado O Amor Foi Mais Forte: Dois jovens apaixonados sofrem uma interferência da espiritualidade inferior em seus compromissos assumidos no passado. Reunidos novamente recebem oportunidades para reparar os erros do pretérito e fazer diferentes escolhas.

CD VIVER, SENTIR, E APRENDER A AMAR (KÁTIA FLOCKER): Durante o trajeto de nossa existência terrena, muitos de nós, caminhamos perdidos pelas ruas do egoísmo, do orgulho, da raiva e não encontramos a direção correta ao amor.

DVD OS 4 SEGREDOS AMOR E SAÚDE: O Segredo para o Amor: Del Mar ensina técnicas de interiorização que harmonizam o seu passado, propiciando que no presente e no futuro você tenha uma vida cada vez mais plena de Amor.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).