Crise: Oportunidade de Crescimento

Marcado: , , , ,

Crise oportunidade de crescimento? O que podemos aprender com a crise?

A todo momento podemos ser surpreendidos por desafios que exigirão de nós superação e coragem, mas quando essas crises chegam em nossas vidas, nos sentimos muitas vezes despreparados para enfrentar esses momentos sem esmorecer.

E apesar de toda dor que isso pode causar, diante das crises somos convidados a encontrar novos caminhos, chamados a sair de nossa zona de conforto. Buscando inspiração na sabedoria de filósofos como Platão: “Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”.

Nos levam a pensar sobre aquilo que é realmente essencial, que nos fazem feliz e nem sempre prestamos atenção quando tudo está bem. 

É também na crise que temos a chance de encontrar oportunidades jamais pensadas. Na dor despertamos nossa capacidade de observação e criatividade e superação.

Já parou para pensar quantas potencialidades possuímos e não nos damos conta quando tudo caminha bem? Os desafios nos apresentam oportunidades de crescimento espiritual, ao repensar condutas e valores essenciais. 

Na Doutrina Espírita encontramos ferramentas muito importantes para compreender o papel  das aflições e de trabalharmos nossa reforma íntima como caminho para observar em nós e ao nosso redor possibilidades de crescimento. 

Nos esclarece Allan Kardec em A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo no capítulo que trata sobre O Bem e o Mal: “Devendo o homem progredir, os males, aos quais está exposto, são um estimulante para o exercício da sua inteligência, de todas as suas faculdades, físicas e morais, iniciando-o na pesquisa dos meios para deles subtrair-se. Se não tivesse nada a temer, nenhuma necessidade o levaria à procura dos meios, seu espírito se entorpeceria na inatividade; não inventaria nada e não descobriria nada. A dor é o aguilhão que impele o homem para a frente, no caminho do progresso”.

Ao nos conscientizarmos que nosso progresso depende de nosso esforço constante e luta íntima para nos melhorarmos, despertamos para o quanto a vida é preciosa. 

Que apesar das dificuldades possamos enxergar nas crises oportunidades de aprimoramento, adotando posturas que ajudem a enfrentar com sabedoria os obstáculos. Esse é o nosso grande desafio!

Para ler e inspirar seus dias

Revolução Espírita – Paulo Henrique Figueiredo: Com a capacidade de superar as enfermidades morais, atualíssimo e liberal, o espiritismo tal como foi proposto por Allan Kardec é a solução definitiva para a crise moral da humanidade

A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo – Allan Kardec: Agora você também  pode adquirir o seu exemplar de A Gênese – Obra Original na versão ebook e ler no aplicativo gratuito da Amazon ou no seu dispositivo Kindle

Na Luz da Vitória – José Carlos De Lucca: Não há caminhos na vida sem obstáculos. Saiba como vencê-los e alcançar a vitória! 

 Conexão com Deus- Repensando o divino em nós Rafael Papa: Estamos afastados de Deus? Assim como o filho pródigo, retornaremos aos braços do Pai, que nos espera na plenitude de sua misericórdia e ternura.

A força do UM – André Trigueiro: Não importa o tamanho da crise. Não importa a loucura do mundo. Não importa a sensação de impotência. Existe a força do um. A força de uma ideia impactante.

CD – Talentos em Momentos de Crise – Ercília Zilli: Como vencer o medo e a insegurança em momentos de mudanças ? Como a doutrina espírita pode auxiliar neste período de transição?

Dentro de Mim- José Carlos de Lucca: Faça a maior e mais importante viagem de sua vida: a viagem para dentro.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).