Aniversário de Allan Kardec

Marcado: , , ,

aniversário de Allan Kardec

Aniversário de Allan Kardec

O dia 3 de outubro marca o aniversário de Allan Kardec, notável filósofo e pedagogo francês Allan Kardec, responsável pela codificação da Doutrina Espírita.

Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido pelo pseudônimo Allan Kardec, nasceu em 3 de outubro de 1804, em Lyon, França e desencarnou em 31 de março de 1869.

Lembramos nessa data especial o grande educador, instrumento de revelação da Doutrina Espírita. Responsável por codificar uma série de obras publicadas a partir de mensagens ditadas por uma plêiade de espíritos superiores.

São elas as cinco obras da Codificação: O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo; A Gênese e O Céu e o Inferno.

Homenagem a Allan Kardec

Encontramos no livro Obras Póstumas, uma compilação de escritos de Allan Kardec, publicada após seu desencarne alguns trechos do belíssimo discurso pronunciado no túmulo de Allan Kardec por seu amigo, o astrônomo e pensador, Camille Flammarion.

“Allan Kardec consagrou a primeira parte de sua vida a escrever obras clássicas, elementares, destinadas, sobretudo, ao uso dos educadores da juventude. Quando, por volta de 1855, as manifestações, aparentemente novas, das mesas girantes, das pancadas sem causa ostensiva, dos movimentos insólitos de objetos e móveis, começaram a chamar a atenção pública e determinaram, mesmo nas imaginações mais aventureiras, uma espécie de febre pela novidade dessas experiências, Allan Kardec, estudando ao mesmo tempo o magnetismo e seus efeitos estranhos, seguiu com a maior paciência e uma prudente perspicácia as experiências e o grande número de tentativas que então se faziam em Paris.

Recolheu e pôs em ordem os resultados obtidos por essa longa observação e com eles compôs um corpo de doutrina publicada em 1857, na primeira edição de O Livro dos Espíritos. Vocês todos sabem o sucesso que esta obra teve na França e no estrangeiro…

Após essa primeira obra, apareceram, sucessivamente, O Livro dos Médiuns ou Espiritismo experimental; O que é o Espiritismo? ou resumo em forma de perguntas e respostas; O Evangelho segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno; A Gênese. E a morte acaba de surpreendê-lo no momento em que, em sua atividade infatigável, trabalhava em uma obra sobre as relações entre o Magnetismo e o Espiritismo…

Allan Kardec foi homem de ciência que, sem dúvida, não pôde prestar este primeiro serviço e assim propagar ao longe, como um convite, a todos os corações. Mas ele era o que chamarei simplesmente de “o bom senso encarnado”. Raciocínio reto e sensato, aplicava sem negligência em sua obra permanente as indicações íntimas do senso comum. Isto não era uma qualidade menor, na ordem de coisas que nos ocupam. Era, pode-se afirmar, a primeira de todas e a mais preciosa, sem a qual a obra não teria se tornado popular nem lançado suas imensas raízes no mundo. A maior parte daqueles que se dedicaram a estes estudos lembra-se de ter sido, na juventude, ou em certas circunstâncias especiais, testemunhas de manifestações inexplicadas. Há poucas famílias que não as tenham observado em sua história. O primeiro ponto era aplicar a esses testemunhos a razão firme do simples bom senso e examiná-los segundo os princípios do método positivo…”

Fonte: Livro Obras Póstumas- Publicação Mundo Maior Editora

Vem aí “Cartas de Kardec”, o projeto que irá revelar a história ocultada por 150 anos, são mais de 700 manuscritos inéditos de Allan Kardec que revelam histórias pouco ou nada conhecidas.
Saiba mais sobre esse projeto tão importante para a preservação da história do espiritismo!
Acompanhe nossa página, diariamente postaremos novidades até o lançamento do projeto.

CURTA a página no facebook Cartas de Kardec, Compartilhe e COMENTE. Os espíritas tem o direito de saber a verdade. #CartasdeKardec

 

Sugestões de leitura- obras de Allan Kardec

A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo – Allan Kardec

O Evangelho Segundo o Espiritismo – A Moral – Allan Kardec

O Livro dos Médiuns – O Fenômeno – Allan Kardec

O Céu e o Inferno – A Justiça – Allan Kardec

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).