Ansiedade, Pânico e Depressão

Marcado: , , , , ,

Em meio a correria do cotidiano e as consequências do estresse, um grande número de pessoas são atingidas por problemas físicos e emocionais, muitas vezes sem se dar conta da proporção que podem tomar, causando sofrimento e dor.

Entre os males crescentes que comprometem a qualidade de vida, estão os diversos tipos de transtornos, como é o caso da ansiedade, do pânico e da depressão, que em alguns casos, podem estar associados.

Uma série de sintomas caracterizam esses transtornos. A depressão, por exemplo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde afeta 350 milhões de pessoas de todas as idades em todo mundo e pode se apresentar de forma leve, moderada e grave. Se trata de um transtorno mental comum carecterizado por uma tristeza persistente ou perda de interesse, alterações no humor, sono e apetite, energia e concentração e em sua forma mais grave pode ter consequências ainda piores.

No caso do transtorno de ansiedade é carecterizado por sintomas como preocupação excessiva, problemas de concentração e no sono, manifestações que podem levar a um quadro depressivo.

O pânico, representa um transtorno de ansiedade intensa recorrente, desencadeado após situações de estresse extremo. Se manifesta por um conjunto de sintomas físicos, entre eles, tensão muscular, tremores, tonturas intensas, angústia constante, taquicardia, sudorese, sensação de medo, pensamentos negativos e obsessivos e outros.

Ainda de acordo com a Organização Mundial de Sáude(OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Seja qual for o caso é fundamental a busca por ajuda médica e psicológica. Sem esquecer que é necessário considerar como lembra a Doutrina Espírita, que os transtornos emocionais como ansiedade, pânico e depressão também envolvem uma profunda relação corpo e espírito, ou seja, por trás das doenças psíquicas também se encontram as influências espirituais, que precisam ser levadas em conta.

Em relação a interferência sobre nossos pensamentos e ações, explica a questão 459 de O Livro dos Espíritos:
“Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem”. E complementa quanto a sintonia desses pensamentos na 463: “Pode ser bom ou mau, segundo a natureza do Espírito encarnado. É sempre bom para aquele que ouve as boas inspirações”.

Essas reflexões lembram o quanto um olhar mais amplo a respeito dos transtornos psíquicos, como é o caso da ansiedade, do pânico e da depressão pode significar o inicio para um caminho de autoconhecimento e o despertar para a necessidade de uma abordagem integrada, que trate em conjunto, corpo, mente e espírito.
Para se aprofundar nesse assunto tão importante, sugerimos para pesquisa o livro ANSIEDADE,PÂNICO E DEPRESSÃO, de autoria de DR. JOSÉ LUIZ CONDOTTA: Procura, de modo simples e objetivo, informar o leitor sobre os sintomas físicos e emocionais da ansiedade, do pânico e da depressão na visão médica e também na visão espírita.

A série do CD EM BUSCA DO EQUILÍBRIO de ERCÍLIA ZILLI: Neste CD o tema Depressão, conhecido como a doença do século é abordado com extrema responsabilidade e sensibilidade.

DVD SÉRIE ESPIRITISMO NO LAR: OBSESSÃO E DEPRESSÃO: Entre os sofrimentos humanos enfrentados na atualidade a depressão e a obsessão estão entre dois dos maiores fatores de desagregação da harmonia interior.

Assista

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).