Guerra e Paz- Iluminando a Escuridão

Marcado: , , , ,

 

Guerra e Paz. Como podemos usar o conhecimento de guerras, estratégias e batalhas de uma forma positiva? É possível que algo que foi usado para a destruição possa ser transformado para fazer o bem, iluminando a escuridão?

Buscando trazer ao momento atual da humanidade, cercado de inúmeras batalhas pessoais e coletivas, é relevante analisar nas estratégias utilizadas em grandes guerras, extraindo dessas batalhas, apesar de suas finalidades equivocadas, o conhecimento para as lutas da existência.

Para iniciar tal reflexão, lembremos das sábias palavras do apóstolo Paulo de Tarso: “Combati o bom combate, terminei minha tarefa, conservei a fé”, evidenciando a importância da coragem, fé e perseverança diante dos desafios.

Encontramos tais características comuns em grandes generais e conquistadores, que utilizaram dessas qualidades para para atingir suas metas.

Deixando de lado os objetivos sombrios das guerras, movidas pelo egoísmo e pelo orgulho, nos detendo apenas nas bem-sucedidas estratégias, encontramos relevantes ensinamentos que podem ajudar a alcançar o crescimento espiritual, oferecendo importantes ferramentas ao desenvolvimento pessoal.

Ao invés de desejar conquistar territórios e enxergar o outro como adversário como nas sangrentas batalhas da humanidade, é possível aprender a olhar o próximo com compaixão, mantendo a lealdade aos princípios do amor.

Outro ponto fundamental que faz parte da estratégia das grandes batalhas é o conhecimento a respeito do inimigo. E do ponto de vista espiritual, quem seriam esses inimigos? Não se tratam se adversários externos, mas as dificuldades intimas que necessitam ser vencidas pelo caminho do autoconhecimento. Um profundo convite feito por Jesus para que possamos fazer nossa própria viagem interior em busca de sanar falhas que impedem a evolução: “Conheça-te a ti mesmo”.

Encontramos em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 15, item 10 o fundamento do princípio Cristão: “Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão encerrados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor.”

Palavras profundas que tocam a alma daqueles que desejam alcançar a vitória de seus combates. Na caminhada entre a guerra e a paz, quem será o verdadeiro vencedor? Que possamos encontrar na fonte de sábios ensinamentos a resposta que necessitamos para essa importante descoberta.

Sugestão para estudo e pesquisa: CD Guerra e Paz- Iluminando a Escuridão. Nesse CD o médico psiquiatra Dr João Lourenço Navajas comenta e discute o livro ” 33 Estratégias de Guerra – Como gerir seu dia a dia de forma vitoriosa, de Robert Greene, analisando estratégias e momentos históricos e discutindo como podemos por meio do entendimento da Doutrina Espírita usar esse conhecimento na construção de um mundo melhor.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).