O Jovem e o Espiritismo

Marcado: , , , , , ,

A juventude é uma fase de muitas escolhas que podem ser decisivas para a vida. O jovem também carrega muitos questionamentos e dúvidas. E o Espiritismo como pode contribuir para que esses jovens possam encontrar as respostas que tanto procuram?

Sobre o jovem e o espiritismo, Allan Kardec na questão 385 de O Livro dos Espíritos questiona o que representa essa fase da vida tão importante que pode definir tendências. “Qual o motivo da mudança que se opera no seu caráter a uma certa idade, e particularmente ao sair da adolescência? É o Espírito que se modifica? É o Espírito que retoma a sua natureza e se mostra tal qual era”.

Reflexões que mostram o quanto pode ser positivo para os jovens entrarem em contato com o conhecimento espírita desde a infância, ajudando assim na construção de valores éticos e morais e consequentemente norteando melhores caminhos. Em um momento da vida fundamental ao aprimoramento interior, e o espiritismo tem como base argumentos sólidos para o autoconhecimento, com o dinamismo que essa fase da vida necessita.

Seja o envolvimento com trabalhos voluntários, possibilitando a pratica dos ensinamentos de amor e fraternidade contidos no Evangelho do Cristo, ou ajudando no desenvolvimento de suas potencialidades alinhada com a vontade de mudar o mundo dessa geração, o que importa realmente é que exista diálogo entre as famílias e espaço nas casas espíritas para que o jovem tenha a chance da vivência espírita.

O Jovem e o Espiritismo

Para Ercília Zilli, psicóloga e mestre em ciências da religião, muitos jovens estão reencarnados sofrendo pressões de todo tipo para que não desempenhem as tarefas redentoras. “A bebida fartamente anunciada, a droga que promete alegria e que pode ser encontrada com facilidade, o incentivo ao sexo descompromissado e independente de afeto são estímulos que desafiam as nossas conquistas morais ainda frágeis”, explica.

Diante de tantas influências capazes de desviar o jovem de seu auto aprimoramento, como o espiritismo pode ajudar o jovem a resistir bravamente aos convites do mundo sem se desviar de sua verdadeira missão?

O objetivo tanto da família quanto dos centros espíritas deve ser estimular o jovem ao estudo da Doutrina Espírita, aproximando esse estudo com os temas que fazem parte de seu universo.

Além disso, o envolvimento dos jovens em grupos que compartilhem objetivos em comum, pode colaborar muito no despertar da consciência de cada um e também na vontade em participar, se sentindo parte integrante de uma causa que acredita e se identifica.

Quanto  a pergunta inicial, como o espiritismo pode ajudar o jovem? Os ensinamentos espíritas podem ajudar os jovens a aflorarem o melhor de si, assim como os jovens com sua força e coragem podem ajudar o espiritismo a cumprir seu papel: “As ideias se modificam pouco a pouco, com os indivíduos, e são necessárias gerações para que se apaguem completamente os traços dos velhos hábitos” (OLE- 800). E prossegue: “ Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse”(OLE 799).

Para ampliar o conhecimento sobre O Jovem e o Espiritismo

Espiritismo para Jovens

Help! Me Eduque – Prepare Seu Filho Para Lidar Com o Mundo

Família, Juventude e Educação – Uma Visão Espírita

Estação da Amizade: Dez Jovens lutando contra o suicídio

Juventude, Sexualidade e espiritismo- Forças do Ser- Diversos

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).