Um olhar espírita sobre a essência do futebol

Marcado:

copaO mês de junho se aproxima e vem ai a copa. As atenções se voltam para esse que representa um dos maiores eventos esportivos do mundo e reúne diferentes nações, de distantes partes do mundo, cada uma delas buscando a classificação para as finais, e é claro, a vitória!
E essa copa será ainda mais marcante para os brasileiros, pelo fato do Brasil ter sido escolhido para sediar esse grande evento em 2014. Sendo o futebol uma paixão nacional, vamos refletir além dos horizontes da prática esportiva.
Há possibilidade de se pensar em muitos pontos, mas alguns se destacam dentro do futebol, que é um esporte de equipe, portanto, envolve a união e cooperação de grupos para se atingir bons resultados entre as competições, no caso da copa, esses times são representados por países.
Sob a ótica espírita, traçando um paralelo com o tema, podemos lembrar da importância da solidariedade dentro na sociedade, construída de pequenos gestos, somando esforços em beneficio do bem comum. Em um belíssimo texto de José Herculano Pires publicado no Portal do Espírito, o escritor e filósofo aborda sobre o amor, o trabalho e a solidariedade como elementos fundamentais de que o espiritismo se serve para a transformação do mundo.
E muitas outras questões estão associadas à copa e ao valor do esporte em sua essência, entre elas: O amor a pátria, com os povos representados pelos times e torcidas, vibrando na mesma sintonia.
Sobre a diversidade cultural e étnica, a questão 53 de O Livro dos Espíritos esclarece: Estas diferenças constituem espécies distintas?“Certamente que não; todos são da mesma família. Porventura as múltiplas variedades de um mesmo fruto são motivo para que elas deixem de formar uma só espécie?”
Certamente o espírito deste grande evento pode se traduzir em muitas cores, que vão muito além das raças, formando uma grande miscigenação de povos vibrando, torcendo e se emocionando juntos no mesmo sonho.
E para chegar à vitória, os times precisarão vencer os desafios do caminho, sabendo dar o melhor de si na competição. Assim se assemelha a humanidade em seu processo evolutivo, é preciso passar por diversas fases, ser comprometido, lutar para superar as dificuldades e perseverar até o fim. Essa jornada se torna mais fácil quando nos unimos, formando uma grande seleção de amor!
Ainda pensando sobre os tópicos abordados nesse artigo, recomendamos alguns produtos que falam sobre assuntos relacionados

CD: Desejo e Vontade

DVD: Desafios e Soluções

Livro: Brasil de Amanhã- O Futuro do Brasil à Luz das Profecias

Indicações

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).