Mês de Kardec

Marcado: , ,

Mês de Kardec

O mês de de aniversário de Kardec é comemorado dia 3 de outubro. Com a maior nação espírita do mundo e um número crescente de simpatizantes no Brasil, outubro marca o aniversário de Kardec, notável filósofo e pedagogo francês, responsável pela codificação da Doutrina Espírita, com uma série de obras publicadas a partir de mensagens ditadas por uma plêiade de espíritos superiores. 

Após 150 anos de sua morte, novas informações têm sido reveladas ao seu respeito, despertando o interesse de muitos. Quem foi Allan Kardec, o seu lado humano, suas ideias, bem como a história do Espiritismo em sua essência? O que teria entusiasmado um intelectual francês do século dezenove a reconhecer na teoria espírita o potencial de transformar o mundo?

Como define Allan Kardec no livro O que é o espiritismo: “Uma revolução nas ideias certamente produz outra na ordem das coisas”. É esta revolução que o Espiritismo prepara.

Compreendendo os conceitos fundamentais do espiritismo a partir de ideias progressistas para um mundo novo, voltamos nosso olhar para as ideias originais de Kardec e o legado que esse grande pensador deixou para a humanidade a partir de seu importante trabalho apoiado na fé racional. 

Nos aproximando de Allan Kardec 

Segundo o Espiritismo, uma revolução moral irá transformar o mundo. E como ela pode acontecer? A partir da compreensão que a  evolução acontece em consequência do esforço pessoal e da livre escolha, afastando as ideias de castigo divino ou recompensa de Deus. Assim nos aproximamos do Espiritismo como a moral da liberdade.

“ A alma ou Espírito sofre na vida espiritual as consequências de todas as imperfeições que não conseguiu corrigir na vida corporal. O seu estado, feliz ou desgraçado, é inerente ao seu grau de pureza ou impureza”. (O Céu e o Inferno)

Ao resgatarmos esses pensamentos que representam a base da Doutrina Espírita, nos damos conta da importância de Allan Kardec em sua tarefa e a dedicação à pesquisa, elaboração dos livros da codificação espírita, bem como respondendo especialmente a cada uma das inúmeras cartas cartas que chegavam às suas mãos, nos exemplificando o testemunho da caridade. 

O Resgate de Allan Kardec e  a História do Espiritismo 

Recentemente mais um passo foi dado no sentido de resgatar a memória espírita, buscando entender o espiritismo trazido no século dezenove e o espiritismo de hoje, a personalidade de Kardec, os bastidores e a troca de cartas da sociedade espírita de seu tempo e sua intimidade, Paulo Henrique de Figueiredo foi a campo.  Descobriu fatos relevantes, como a questão do espiritualismo racional presente na época de Kardec. Ao estudar e se aprofundar nas obras e pensamentos de Kardec para escrever o livro Revolução Espírita que se  tornou uma de suas obras de sucesso, Paulo verificou que inúmeros trechos haviam sido retirados e pensou o que será que poderiam ter esses textos?  

Na mesma época das pesquisas de Paulo Henrique, chegaram provas da pesquisadora Simone Privato a respeito das adulterações no livro A Gênese- Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo, após a morte de Allan Kardec. Exatamente os trechos retirados confirmavam a questão da Autonomia que vinha pesquisando, entendeu então que havia alguma coisa errada. 

Ao preparar a tradução original de A Gênese- Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, publicada pela Fundação Espírita André Luiz, em 2018, que veio contribuir com o resgate da história do Espiritismo, surgiu o assunto das cartas de Kardec em posse da família Canuto Abreu. Um dos diretores da FEAL conhecia o neto do Canuto, então  conseguiram chegar nas cartas de Kardec, que foram acompanhadas de 40.000 páginas de documentos do próprio Canuto Abreu e 18.000 obras raras de sua biblioteca. Desde então um grupo de pesquisadores, do Centro de Documentação e Obras Raras da FEAL tem se dedicado a esse material, uma fonte inacreditável de novas informações sobre o espiritismo. 

.
Diante desse trabalho inédito e surpreendente sobre Allan Kardec, Paulo Henrique se debruçou nos documentos de Canuto Abreu, a partir do qual nasceu seu novo projeto, o livro Autonomia- a História Jamais Contada do Espiritismo,  lançado em agosto de 2019. A obra tem despertado bastante o interesse do público, com a primeira edição quase esgotada. 

O livro resgata pela primeira vez vivências pessoais de Allan Kardec e a essência de seus pensamentos que formam a base da Doutrina Espírita, nos permitindo compreender com muito mais profundidade os conceitos da moral espírita.

Livros para conhecer e se aprofundar mais sobre Allan Kardec. Todos estão em promoção no site da Mundo Maior. Confira

Autonomia – A História Jamais Contada do Espiritismo

Segundo o Espiritismo, uma revolução moral irá transformar o mundo. Allan Kardec, avisado pelos espíritos superiores, reuniu documentos e comunicações para assegurar que a história fosse fiel aos fatos. 

A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo – Allan Kardec

Apôs 150 anos temos o lançamento da obra original de A Gênese . A FEAL (Fundação Espirita André Luiz) nos traz a edição exclusiva que resgata o texto original, legando às atuais e futuras gerações a recomposição do edifício espírita , sem desnaturação. 

O Legado de Allan Kardec – Simoni Privato Goidanich

Este livro é uma investigação histórica doutrinária do movimento espírita na França, entre os anos 1867 e 1887.

Obras Básicas do Espiritismo

Um verdadeiro manual de vida onde você poderá encontrar profundos apontamentos sobre os ensinamentos da Doutrina Espírita. Conheça O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, A Gênese, O Céu e o Inferno, Obras Póstumas.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).