O que é a espiritualidade? Qual a diferença do espiritismo?

O que é a espiritualidade e o espiritualismo?

Para responder essa pergunta, podemos dizer que a espiritualidade é a crença, o espiritismo é a religião. Embora não seja a definição mais precisa para essa questão, é a que mais se aproximada da resposta correta, isso quando explicado de forma simples e objetiva.

Todas as religiões que acreditam na existência do espirito e na sua independência sobre a matéria são chamadas de espiritualistas. As pessoas que não acreditam no espírito ou na alma, somente na matéria, são chamadas de materialistas.

Sendo assim, é compreensível que as pessoas confundam o espiritualismo com o espiritismo. Na língua inglesa, por exemplo, é utilizada a mesma palavra para denominar o espiritualismo e o espiritismo.

Espiritualidade x Espiritismo: O que faz um espiritualista tornar-se um espírita?

O que diferencia um espírita de um espiritualista é a crença na Doutrina Espírita, que é baseada nos ensinamentos da Codificação, composta pelos cinco livros escritos por Allan Kardec no Século XIX.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

6 Comments

  1. alkas poetry

    O grande problema para o crescimento espiritual, para elevar moral é essa divisão de compreensão… tudo está ligado mas as pessoas creem separados… a fé cega, cega as pessoas para o conhecimento… é preciso abrir mentes e avançar no entendimento de tudo…! Não existe uma coisa certa e o resto errada… cada um tem uma parte da grande verdade…!

  2. Rocha

    Ou acham que têm. No requisito da espiritualidade tudo é incógnita. Todos estão certos, mas ninguém tem certeza absoluta.

  3. Vera Campos

    Espiritual, espiritualista, espiritualismo, mesmo significado segundo o livro dos espíritos,
    de Allan Kardec . ” Quem quer que creia haver em si outra coisa além da matéria.”
    Espíritas ou o espiritismo, ou espiritistas, ” tem por princípios as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível.

  4. Guilherme Assis

    Vera,

    Possuem significados diferentes:

    As palavras espiritual, espiritualista, espiritualismo tem uma significação bem definida; dar-lhes outra, para aplicá-las à Doutrina dos Espíritos, seria multiplicar as causas já tão numerosas de anfibologia.”

    !”…tem uma significação bem definida;”, ou seja, cada uma possui o seu próprio significado e atribuições distintas. Ser espiritualista não significa ser espiritualismo, porque pode-se acreditar na existência de Deus, mas não na comunicação entre os espíritos.

  5. Rene

    Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, fala do porque não tem usado estes termos para conceituar a doutrina espírita. De acordo com o codificador do espiritismo, “para as coisas novas precisamos de palavras novas, pois assim exige a clareza de linguagem, para evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos. As palavras espiritual, espiritualista, espiritualismo têm uma significação bem definida

  6. Rene

    espiritualismo diz respeito a ideias que divergem do materialismo, ou seja, considera a existência de algo além da matéria, e ainda, admite a existência de Deus. Por exemplo, o catolicismo acredita em Deus, mas não crê em reencarnação e espíritos. Por isso, Allan Kardec, no livro “O que é Espiritismo”, disse que “todas as religiões são necessariamente fundadas sobre o espiritualismo. Aquele que crê que em nós existe outra coisa, além da matéria, é espiritualista, o que não implica a crença nos Espíritos e nas suas manifestações”.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).