Os Vícios e suas Tristes Consequências

Marcado: , ,

 

vicios_suas_consequencias

 

Inúmeras são as classificações para a palavra vício, dentre as quais encontramos: “Dependência física ou psicológica”, ou ainda,” Toda alteração que prejudica o funcionamento de alguma coisa”.

Em busca de prazer imediato, muitos acabam se deixando levar pelos vícios e suas tristes consequências, prejudicando a si mesmos e aqueles que os cercam, sem se dar conta do tamanho mal causado. Quantas histórias angustiantes conhecemos de perto, ou tivemos notícias? Vícios de todos os gêneros que atingem adultos e jovens, que a princípio parecem trazer uma sensação de contentamento momentâneo, mas que na realidade causam um enorme vazio.

Voltando ao sentido do termo vício, como sendo um hábito repetitivo que traz muitos prejuízos,  importante lembrar que considerando o aspecto espiritual, vício não se trata apenas do consumo excessivo de substâncias entorpecentes como álcool, drogas ou cigarro, mas tendências inferiores que ainda nos dominam, ou seja, os vícios morais.

Como orientam os bons espíritos, o egoísmo representa entre os vícios o mais desafiador, porque é deste que deriva todo mal. É preciso muito esforço para vencer as chagas interiores do individualismo que ainda imperam sobre os seres humanos. Por meio do amor e da prática do bem, a vida ganha um significado maior, abrindo espaço para a realidade espiritual como fonte de felicidade permanente e não passageira como os falsos prazeres materiais parecem proporcionar.

A respeito do despertar para os valores eternos do espírito reflete Allan Kardec: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”.

Do ponto de vista abrangente da Doutrina Espírita compreende-se que não se trata de uma luta fácil, mas essencial para a conquista de um “novo homem”,  mais maduro espiritualmente e livre das prisões da ilusão. Somos responsáveis por cada escolha e de acordo com as leis imutáveis de Deus, todas as ações geram reações, o que quer dizer que os desequilíbrios se refletem não apenas no campo físico, mas psíquico e espiritual.

Cabe a cada Ser lutar para a sua transformação, permitindo que a luz esclarecedora do Cristo possa atuar como agente preventivo e recuperador dos maus hábitos adquiridos por séculos de cegueira espiritual.

Sugerimos para meditação dos valores espirituais

Resgate de Almas: Como muitas almas aprisionadas ao mundo das ilusões, após uma encarnação difícil na Terra, Gabriel chega ao plano espiritual atraído por forças ligadas aos vícios, que o transformam em seguidor das falanges inferiores.

FORÇA ESPIRITUAL: Leitura interativa, esclarece as dúvidas mais freqüentes daqueles que desejam transformar seu destino – mas não sabem por onde começar. Agora, com a ajuda deste livro, ser feliz só depende de sua transformação.

DVD SÉRIE ESPIRITISMO NO LAR: OBSESSÃO E DEPRESSÃO: Entre os sofrimentos humanos enfrentados na atualidade a depressão e a obsessão estão entre dois dos maiores fatores de desagregação da harmonia interior, é por isso que a TV Mundo Maior lança o DVD com palestras com os temas em questão.

NOVAMENTE DVD COM JOÃO LOURENÇO (TRANSIÇÃO FILMES): Dependência química e emocional, depressão, transtornos alimentares, alcoolismo e tabagismo – estes são apenas alguns dos problemas enfrentados pela sociedade contemporânea que, dadas suas proporções epidêmicas, transformam-se em verdadeiros casos de calamidade pública.

 

Assista vícios e vampirismo

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).