O que acontece com o suicida?

O que acontece com o suicida após a morte?

Essa é uma questão ao mesmo tempo simples e complexa. Se você procurando informações sobre o que acontece após o suicídio, provavelmente você está pensando nessa alternativa ou conhece alguém que, infelizmente, trilhou esse caminho. Segundo o que nos ensinou Allan Kardec através do Livro dos Espíritos, o suicídio não é o final do sofrimento para quem está na terra. Engana-se o suicida que imagina que a autodestruição acabará com a dor e a angústia.

Há uma ligação profunda entre o corpo e o espírito, pois é este o responsável por animar a matéria. Vamos explicar isso um pouco melhor. No caso da morte por causas naturais, que consideramos a mais tranquila, há um desligamento gradual da matéria e do espírito, sendo que eventualmente este vai-se antes do corpo. No caso do suicídio, há uma interrupção da vida na terra de forma repentina, quando o espírito ainda não está pronto para desencarnar. Esse é um processo muito traumático, pois há relatos de espíritos que ficaram presos ao corpo enquanto o mesmo decompunha e se desfazia. Como podemos imaginar, isso não deve ser algo agradável.

Podemos ilustrar o momento do nascimento usando a analogia de uma pilha. Quando nascemos, o corpo é carregado com determinada energia para garantir que cumpramos a nossa função na terra. Essa energia vem de Deus e é sagrada. O ato de se suicidar é, literalmente, jogar essa energia divina fora. Isso não é uma coisa boa. Sendo assim, podemos resumir que o suicídio é um ato doloroso, tanto para o espírito quanto para o corpo, pois isso acarretará em sequelas nas próximas vidas.

O que acontece com o suicida?

Após a morte, um suicida poderá ser encaminhado para o Vale dos Suicidas, um lugar no plano espiritual onde se concentram todos aqueles que colocaram um fim em sua vida. Como o ato da autodestruição é traumático e machuca e perturba o espírito, é possível imaginar que tipo de ambiente o Vale é. Sombrio, o Vale dos Suicidas é o provável lar daqueles que acabaram com a própria vida até o momento em que eles entendam o que fizeram e estejam prontos para se desculpar. Nesse momento então os espíritos são resgatados por grupos de espíritos iluminados, como a Legião dos Servos de Maria. O tempo de resgate, porém, depende de espírito para espírito e há relatos que esse número pode chegar a mais de duzentos anos.

Se você está pensando em se suicidar, não faça isso. Lute o quanto for possível para evitar esse grande mal. Busque ajuda em livros, cds e em outras pessoas. Esse fardo não precisa ser somente seu e há aqueles que estão mais do que dispostos a te ajudar a passar por esse momento difícil. O primeiro passo para a recuperação é perceber que as trevas são somente um pedaço da vida, pois existe luz em tudo e em todos. Busque força em você, pois você a tem. Caso queira, nós sugerimos aqui alguns cds que podem te ajudar a enxergar a energia dentro de você, como o Adão Nonato – Suícidio, a Série Em Busca do Equilíbrio, o cd Tempo de Despertar e por último mas não menos importante, Os 12 Passos e a Reforma Íntima.

Embora a autoajuda seja importante, ela não é o único recurso. Como falamos acima, existem grupos formados especialmente para te ajudar. Ligue agora mesmo para o Centro de Valorização à Vida (número 141, gratuito) ou, se você não quer falar, converse com eles pelo chat no site. Busque também ajuda espiritualmente. Procure o centro espírita mais próximo de você para que possamos ajudar você nessa batalha. Veja aqui um mapa e procure o centro mais próximo da sua casa.

Mais importante que tudo isso, o primeiro passo para conseguir superar essa dificuldade é se reaproximar de Deus. Se você não é espirita ou tem outra religião, procure ajuda dentro da sua fé. O mais importante nessa hora é ajudar a você mesmo. Se você conhece alguém que se suicidou, é possível ajudar na sua travessia. Ore. Peça por ele. Converse com seu ente querido, mande mensagens positivas para que ele enxergue a luz. A salvação depende exclusivamente dele, mas você pode ajudar, e muito.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

8 Comments

  1. anny

    boa materia

  2. Helen MUniz

    Bom dia…
    meu amigo se suicidou na quinta dia 29/07/2017…
    Morou comigo e com meu namorado por bom tempo, era amigo, querido e amado, ele nos chamava de mamaezinha e papaizinho. Mas foi morar com irmão em outra cidade, desde dezembro.
    Nos falavamos toda semana, ele dizia que estava bem, estava trabalhando e feliz por estar perto do irmão, unico familiar presente, ja que mãe abandonou-os aos 9 anos, pai frio e sistematico e castigadoor, casou-se e a madrasta o colocou para fora aos 14 anos…então veio para nossa cidade no interior com a madrinha.
    estou buscando entender…ME AJUDEM, por favor!
    Não suporto a dor de imaginar meu filho de coração sofrendo, agonizando no vale dos suicidas. Era menino BOm, alegre, mto Alegre, elétrico…
    SE enforcou as 22anos, depois de uma recaida com alcool e drogas…
    e me recuso aceitar isso.. DEixar ele partir de dentro de mim..
    Me Expliquem, me digam que ele foi para Luz, Que foi resgatado e DEus perdoou seu ato de egoísmo.
    aguardarei um retorno , se possivel.
    att
    Helen

  3. Ana Cassia

    Me ajudem por favor, meu irmão se suicidou do dia 23/07/2017. Ele estava depressivo e já tinha tentado outras vezes. Ele estava doente de depressão. Nesse caso, ele pode está sofrendo? Já que ele estava com depressão, então cometeu esse ato por conta da doença. Me ajudem a achar uma resposta.!!

  4. Lucimara Santos Lima

    Bom dia .Não estou aguentando o pensamento em suicídio me ronda muito forte, ainda não tirei a minha vida pq sei o que me espera no vale dos suicidas. A vida está muito difícil o desemprego a responsabilidade de criar os filhos sozinha estou precisando de ajuda, não estou tendo forças pra ficar forte espiritualmente.

  5. Kilmer

    Gente, Tbm perdi meu irmão, foi vítima do suicídio, vítima dele mesmo, a todo tempo fico me perguntando o pq disso, estou sofrendo mto, e me dói pensar que ele possa estar sofrendo, quando na vdd pensava estar buscando um refúgio.
    Peço pra quem esteja com o mesmo pensamento, quem está pensando em tirar a própria vida, que não seda ao inimigo, pq isso não vai levar a nada, vcs vão deixar mto sofrimento pros seus familiares, pessoas que vcs gostam de, então se peguem com Deus, pq ele é o Deus do impossível!

  6. Marta

    Tenho um amigo q se suicidou dia 24/03/17 ,fazia anos q nâo sabia nada dele,outro dia fazendo uma busca na internet descobri,como chorei e choro,uma pessoa com uma carreira promissora ,hoje com 48 anos,quando o conheci era jovem cheio de sonhos,acho q não teve sorte na vida amorosa ,era infeliz e muito,uma vz liguei pra ele e ele queria me ver pra conversar eu como amiga dele,no telefone me adiantou q estava infeliz,e q tinha ficado careca e barrigudo ,tinha complexo de inferioridade eu notei,fakei pra ele q isso era bobagem e q era pra ele tirar isso da cabeça,mas como eu estava casada e ainda estou com o mesmo marido 20 e poucos anos e meu marido é muito ciumento ,não pude ir ver meu amigo ,era em outra cidade e não pude ir,me arrependo tanto pq se eu mantesse contato com ele acho q não teria cometido esse terrível suicidio,ele confiava em mim,choro muito ,oro peço a Deus por ele to com remorso ,e pq senti muito a morte dele parece q falta um pedaço d mim,dói muito to sofrendo penso nele o tempo todo,vou ir no cemintério levar flores e orar sinto q ele queria me ver tinhamos uma ligação forte e eu o abandonei nunca mais procurei e nem sei pq fez isso com a vida dele ,to muito triste ,agora o que me resta é orar por a alma dele pq voltar jamais vai voltar.Me mande por favor uma resposta preciso amenizar minha dor.Obrigada.

  7. Roseanr

    Meu irmão tirou a vida em 25.09.2017
    Estáva me ajudando nos cuidados de minha mãe pós operada e com alzhrmer. Tava tudo bem…teve distúrbo do sono e tava sendo meficado por 2 psiquiatras . passou o domingo conosco e na segunda que eu voltaria pra casa delecom mamae …..aconteceu. Meu Deus! Muita for!

  8. hellen

    ja tentei suicídio varias vezes, apesar de eu ter apenas 14 anos eu tenho um passado muito horrível e Tudo mais, tenho depressao desde meus 12 anos quando sofri abuso sexual, tenho vergonha disso ate hj (alem de eu m contar isso pra nenhum familiar) contei pra um colega meu e hi ele me zomba por causa disso, eles me julgam e eu cansei disso, tomei veneno e tentei me matar mas minha mae me achou, queria ta morta mas ne, ainda falei com um amigo meu e ele disse:
    “você ja tentou mais uma vez e FALHOU”
    “desiste disso logo”
    ai comecei a pensar em tudo e todos que se importam cmg, principalmente no meu namorado, continuo com depressão, mas com alguém q sofre desde os 12 anos não é nada fácil…

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).