O que acontece com o suicida?

Marcado: ,

O que acontece com o suicida após a morte?Se você está procurando informações sobre o que acontece após o suicídio, provavelmente em algum momento você chegou a pensar sobre o assunto ou conhece alguém que, infelizmente, trilhou esse triste caminho.

Encontramos à luz do conhecimento espírita respostas que com certeza podem ajudar no esclarecimento de muitos que se encontram em momentos de dor e desespero. Segundo a questão 944 de O Livro dos Espíritos, o suicídio não é o final do sofrimento para quem está na terra e está longe de ser uma forma de libertação. Engana-se o suicida que imagina que a autodestruição acabará com a dor e a angústia:“Tem o homem o direito de dispor da sua vida? Não, só a Deus assiste esse direito. O suicídio voluntário transforma-se numa transgressão desta lei”.

Há uma ligação profunda entre o corpo e o espírito, pois é este o responsável por animar a matéria. Vamos explicar isso um pouco melhor. No caso da morte por causas naturais há um desligamento gradual do espírito da matéria. No caso do suicídio ocorre uma interrupção da vida na terra de forma repentina, quando o espírito ainda não está pronto para desencarnar. Esse é um processo muito traumático, pois há relatos de espíritos que ficaram presos ao corpo enquanto o mesmo se decompunha. Como podemos imaginar, isso deve ser algo muito triste.

Podemos ilustrar o momento do nascimento usando a analogia de uma pilha. Quando nascemos, o corpo é carregado com determinada energia para garantir que cumpramos a nossa função na terra. Essa energia vem de Deus e é sagrada. O ato de se suicidar é, literalmente, jogar essa energia divina fora. Sendo assim, podemos resumir que o suicídio é um ato doloroso que acarretará em sequelas nas próximas vidas. Sem esquecer da dor daqueles que nos amam, porque o suicídio traz também um grande sofrimento familiar.

O que acontece com o suicida?

Sendo a vida uma grande dádiva de Deus devemos valorizá-la como uma oportunidade de evolução. As dificuldades fazem parte desse processo de crescimento interior. Do ponto de vista espiritual interromper o ciclo da vida acarreta tristes consequências, indo muito além dos horizontes físicos, porque o suicídio significa um ato de autodestruição que machuca e perturba o espírito. Então é possível imaginar que o ambiente espiritual não é nada feliz.

Refletindo ainda sobre essa grave questão que vai além dos horizontes físicos, o ato de atentar contra a própria vida reflete a falta de esperança e a fé das pessoas, acreditando erroneamente que a morte pode significar a libertação dos problemas.

Por isso vale a pena lutar o quanto for possível para evitar esse grande mal. Busque ajuda na fé, em livros esclarecedores e em outras pessoas. Esse fardo não precisa ser somente seu e há aqueles que estão mais do que dispostos a te ajudar a passar por esse momento difícil. O primeiro passo para a recuperação é perceber que as dificuldades são somente um pedaço da vida, pois existe luz em tudo e em todos. Busque força em você, pois você a tem. Caso queira, nós sugerimos aqui alguns cds que podem te ajudar a enxergar a energia dentro de você, como o Adão Nonato – Suícidio, a Série Em Busca do EquilíbrioSuicídio – A Sombria Trilha da Ilusão – Agnaldo Cardoso. 

Embora a autoajuda seja importante, ela não é o único recurso. Existem grupos formados especialmente para te ajudar. Ligue agora mesmo para o Centro de Valorização à Vida (número 188, gratuito) ou, se você não quer falar, converse com eles pelo chat no site. Busque também ajuda espiritual. Procure o centro espírita mais próximo de você para que possam ajudar você nessa batalha.

Mais importante que tudo isso, o primeiro passo para conseguir superar essa dificuldade é se reaproximar de Deus. Se você não é espírita ou tem outra religião, procure ajuda dentro da sua fé. O mais importante nessa hora é ajudar a você mesmo. Se você conhece alguém que se suicidou saiba que é possível ajudar colocando o nome desse ente querido nas vibrações de um centro espírita ou em um trabalho espiritual voltado especialmente aos suicidas, dessa forma esse espírito poderá receber ajuda dos espíritos de luz para que possa ser socorrido.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

32 Comments

  1. anny

    boa materia

  2. Helen MUniz

    Bom dia…
    meu amigo se suicidou na quinta dia 29/07/2017…
    Morou comigo e com meu namorado por bom tempo, era amigo, querido e amado, ele nos chamava de mamaezinha e papaizinho. Mas foi morar com irmão em outra cidade, desde dezembro.
    Nos falavamos toda semana, ele dizia que estava bem, estava trabalhando e feliz por estar perto do irmão, unico familiar presente, ja que mãe abandonou-os aos 9 anos, pai frio e sistematico e castigadoor, casou-se e a madrasta o colocou para fora aos 14 anos…então veio para nossa cidade no interior com a madrinha.
    estou buscando entender…ME AJUDEM, por favor!
    Não suporto a dor de imaginar meu filho de coração sofrendo, agonizando no vale dos suicidas. Era menino BOm, alegre, mto Alegre, elétrico…
    SE enforcou as 22anos, depois de uma recaida com alcool e drogas…
    e me recuso aceitar isso.. DEixar ele partir de dentro de mim..
    Me Expliquem, me digam que ele foi para Luz, Que foi resgatado e DEus perdoou seu ato de egoísmo.
    aguardarei um retorno , se possivel.
    att
    Helen

  3. Ana Cassia

    Me ajudem por favor, meu irmão se suicidou do dia 23/07/2017. Ele estava depressivo e já tinha tentado outras vezes. Ele estava doente de depressão. Nesse caso, ele pode está sofrendo? Já que ele estava com depressão, então cometeu esse ato por conta da doença. Me ajudem a achar uma resposta.!!

  4. Lucimara Santos Lima

    Bom dia .Não estou aguentando o pensamento em suicídio me ronda muito forte, ainda não tirei a minha vida pq sei o que me espera no vale dos suicidas. A vida está muito difícil o desemprego a responsabilidade de criar os filhos sozinha estou precisando de ajuda, não estou tendo forças pra ficar forte espiritualmente.

  5. Kilmer

    Gente, Tbm perdi meu irmão, foi vítima do suicídio, vítima dele mesmo, a todo tempo fico me perguntando o pq disso, estou sofrendo mto, e me dói pensar que ele possa estar sofrendo, quando na vdd pensava estar buscando um refúgio.
    Peço pra quem esteja com o mesmo pensamento, quem está pensando em tirar a própria vida, que não seda ao inimigo, pq isso não vai levar a nada, vcs vão deixar mto sofrimento pros seus familiares, pessoas que vcs gostam de, então se peguem com Deus, pq ele é o Deus do impossível!

  6. Marta

    Tenho um amigo q se suicidou dia 24/03/17 ,fazia anos q nâo sabia nada dele,outro dia fazendo uma busca na internet descobri,como chorei e choro,uma pessoa com uma carreira promissora ,hoje com 48 anos,quando o conheci era jovem cheio de sonhos,acho q não teve sorte na vida amorosa ,era infeliz e muito,uma vz liguei pra ele e ele queria me ver pra conversar eu como amiga dele,no telefone me adiantou q estava infeliz,e q tinha ficado careca e barrigudo ,tinha complexo de inferioridade eu notei,fakei pra ele q isso era bobagem e q era pra ele tirar isso da cabeça,mas como eu estava casada e ainda estou com o mesmo marido 20 e poucos anos e meu marido é muito ciumento ,não pude ir ver meu amigo ,era em outra cidade e não pude ir,me arrependo tanto pq se eu mantesse contato com ele acho q não teria cometido esse terrível suicidio,ele confiava em mim,choro muito ,oro peço a Deus por ele to com remorso ,e pq senti muito a morte dele parece q falta um pedaço d mim,dói muito to sofrendo penso nele o tempo todo,vou ir no cemintério levar flores e orar sinto q ele queria me ver tinhamos uma ligação forte e eu o abandonei nunca mais procurei e nem sei pq fez isso com a vida dele ,to muito triste ,agora o que me resta é orar por a alma dele pq voltar jamais vai voltar.Me mande por favor uma resposta preciso amenizar minha dor.Obrigada.

  7. Roseanr

    Meu irmão tirou a vida em 25.09.2017
    Estáva me ajudando nos cuidados de minha mãe pós operada e com alzhrmer. Tava tudo bem…teve distúrbo do sono e tava sendo meficado por 2 psiquiatras . passou o domingo conosco e na segunda que eu voltaria pra casa delecom mamae …..aconteceu. Meu Deus! Muita for!

  8. hellen

    ja tentei suicídio varias vezes, apesar de eu ter apenas 14 anos eu tenho um passado muito horrível e Tudo mais, tenho depressao desde meus 12 anos quando sofri abuso sexual, tenho vergonha disso ate hj (alem de eu m contar isso pra nenhum familiar) contei pra um colega meu e hi ele me zomba por causa disso, eles me julgam e eu cansei disso, tomei veneno e tentei me matar mas minha mae me achou, queria ta morta mas ne, ainda falei com um amigo meu e ele disse:
    “você ja tentou mais uma vez e FALHOU”
    “desiste disso logo”
    ai comecei a pensar em tudo e todos que se importam cmg, principalmente no meu namorado, continuo com depressão, mas com alguém q sofre desde os 12 anos não é nada fácil…

  9. André Savoy

    Eu não sei o que faço, tenho apenas 15 anos… Quero tirar minha vida!

  10. André Savoy

    Por favor, eu mereço isso 🙁

  11. André Savoy

    Cara, eu errei… Eu amo ela… Mas acabou, ok, vou me suicidar… Escutando uma boa música…
    Vendo as fotos dela ( Maria Clara Marques ).
    Que Deus me perdoe!

  12. Priscila Simões

    As sinto que preciso de ajuda min peho em desespero choro muito e bem umas ideia triste em mim mente ora por min por favor

  13. Priscila Simões

    Sinto que preciso de ajuda espiritual as vezes min pego chorando triste e vem umas ideias estranhas em minha mente orem pra que eu min liberte dessa tristeza profunda que sinto

  14. Luiza do nascimento

    Nao entendo o motivo de viver se for para ser infeliz.nao entendo porque ainda estou na terra esperando o meu momento de partir.
    Nao sou feliz e nunca fui.no amor.em trabalho .financeiramente
    E olha.corro atras.mas nada dá certo.ja trabalhei em 2 empregos tenho 1 graduacao e estou correndo atras de outra para sair desta maldicao…ser pobre…

  15. Alef Antunes

    Pensei em varias coisas nada pra mim ta dando certo, acho q fizeram fofoca de mim em todas as empresas, nao consigo trabalhar a um ano, nao tenho filhos nem mulher, mas nem por isso devo ficar nessa situaçao o resto da vida, hoje senti muita raiva, ninguem me entende meu melhor amigo nao me entende, meu pai, diz q nao pode fazer nada, apesar de eu ter casa, agua luz comida,e tal nao gosto dessa situaçao, E Deus esta triste comigo pq nao orei mais nem fui a igreja desde o começo do ano, nao sei mais oq faço

  16. Alef Antunes

    Complementando, nao tenho depressao, mesmo assim e dificil as vezes, assim como ja tive e nunca tinha pensado nisso ja tomei remedio, por um ano e meio, as vezes fico triste, por poucos fias melhoro, volto a ficar triste, a ultima vez q consultei, gamhei remedio, e fui diagnosticado com depresao, como eu imaginava, nao tomei pois sei exatamente qualeu problema, eu ainda nao fiz, por causa da tragedia, quem ia sofrer mais d minha familia, e pq sei q pro paraiso eq eu nao ia ir, se dois anos fora de casa ja e barra, agora vc imagina duzentos no vale sombrio, amigo….maa enfim a vida e essa quem sabe eu tenha forças, e a vida ainda me recompense, mas q ta dificil ta…. As vezes uma sensaçao de ser enganado, e injustiça, entao parei de ter fe, acreditar, e nisso talvez eu sai da presença de Deus, e nao ele da minha como pareçe, quando vejo uma pessoa enaltecendo Deus imagino q deve ter uma vida maravilhosa, mas voi dar o braço a torcer ir a uma igreja, orar, ler a biblia, pedir perdao antes de tudo, so assim vou encontrar ajuda e a soluçao.

  17. João Bonifácio

    Entrega os seus caminhos ao senhor Jesus Cristo e confia nele porque tudo ele fará

  18. Vitor hugo

    Perdi um primo hontem dia 01 de manço se suicidou com liga no pescoço. Ele cometeu o próprio suicidio

  19. elisabete ribeiro

    essa dovale não sei das quanta,s quem ja contou os anos que a pessoa passa aqui ou ali?
    ninguém sabe o que acontece depois da morte. acho bem os conselhos para que a pessoa não se suicide,mas estas historias de terror só mesmo para crianças inocentes
    Eu perdi uma pessoa que amava, amo e vou continuar a amar, ela suicidou-se há perto de um mês, a minha dor é tão grande que penso em desistir, se eu o fizer de tanto desespero não estou a pensar no vale dos suicidas nem nos 200 anos até porque, certezas só temos uma, a morte

  20. Anna Júlia

    Dia 05/03, fui ma minja antiga escola e lá uma amiga minha me disse q uma menina tinha se suicidado. Assim q ela me mostrou a foto da menina eu lembrei dela da mesma escola. Apesar de não termos proximidade, esse fato mexeu muito comigo. Só de pensar no sofrimento desse espíroto, do choro desesperado… Ela tinha 17 anos, mesma idade q eu…

  21. Mirely

    Meu melhor amigo se matou no dia 11/02/2018
    Ele era alegre sorridente fazia planos para o futuro… E hj ele nao se encontra mais entre nos
    Sinto tanta falta dele e queria sabeer por ele fez isso
    Ele tinha 19 anos,crescemos juntos… Ta dificil

  22. Nayanne

    Olá meu irmão cometeu suicídio dia 14/03/2018 ainda não sabemos o por que dele ter feito isso não suporta saber que ele está sofrendo no vale dos suicidas

  23. Angel Santos

    Tenho 51 anos, ja passei por mtas adversidades na vida, e é claro, ja pensei em momentos mt difíceis, em acabar cm a minha vida.
    Mas acontece, q essa tal “vida” n me foi dada para dispor dela como eu bem entender!
    Essa vida, é um pouco d Deus em cada um de nós, e portanto, nós NÃO PODEMOS TIRAR NOSSA VIDA!!!
    Ano passado, na madrugada do dia 14 d outubro, minha nora, de apenas 18 anos, uma jovem cm um futuro promissor, cm toda estabilidadw financeira, filha única, se enforcou cm a coleira da cachorra dela, dentro do quarto.
    Vcs podem imaginar o choke violento da mãe qndo entrou no quarto e se deparou cm akela cena surreal e grotesca, da única filha, pendurada no armário, já com o rosto todo preto da coagulação sanguínea? ??
    Podem imaginar na dor do pai, q a tinha como sua princesa???
    Pq estou dando esses detalhes? Para q vcs jovens, q pensam nessa coisa de acabar cm a própria vida entendam q, além da vida não lhes pertencer, vcs não estarão matando os seua corpos apenas, vcs estarão matando um monte d pessoas q amam vcs, q vcs não conseguem enxergar o amor q essas pessoas lhes dedicam, pq o inimigo d nossas almas cega a visão d vcs, prá q vcs pensem q ninguém se importa, q não faz diferença prá ninguém se vcs vivem ou morrem.
    Mas sim, faz mta diferença, na vdd faz toda a diferença! !!
    Vcs tem a força d Deua dentro de cada um d vcs, então lutem! !!
    Lutem bravamente , como filhos do Deus Altissimo, príncipes e princesas q são!
    Vcs têm valor, mt valor, prá mtas pessoas, prá pais e mães, amigos e colegas de trabalho, familiares e entes keridos.
    Se a sua vida não está satisfatória, pergunte à Deus o q vc deve fazer p mudar isso, e esteja cm seus ouvidos atentos, pq Ele certamente vai t responder, mas compreenda, q suicídio não é a saida!
    Vc mata o corpo, mas continua vivendo tormentos eternos, pois vc é eterno!

  24. Sandra

    Boa noite, eu e minha família estamos todos desesperados, meu irmão caçula cometeu suicídio em 05/042018 com 46 anos de idade, além da dor da perda sofremos em pensar que ele está sofrendo também onde estiver, ele era muito bom para nós é para todos .

  25. Rafael Urbano

    Jesus disse: no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo pois eu venci a morte. Ele morreu por mim e por todos vcs, não desanime, a verdadeira vida não é nessa Terra, mas sim no Reino celestial, ou melhor dizendo o Reino de Deus. As aflições e as provas que enfrentamos servem de experiência e merecimento, afim de que evoluímos.
    Que a paz do nosso senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com todos vcs… não cometam suicídio procurem ajuda orem a Deus e ele lhes dará força.

  26. wagner

    se você tem pensamentos suicidas depressão e precisa de alguém pra conversar sobre isso estou disponível tive depressão síndrome do panico me curei no centro espirita meu whatsapp se alguém precisar conversar 64 99668-0868 wagner

  27. Agnaldo

    Boa tarde
    Em 03/02/2018 minha esposa se suicidou tinha apenas 37,mulher expressiva alegre sofria depressão após um relacionamento fracassado do primeiro casamento, nos conhecemos nos casamos mas por infelicidade ela não se recuperou estou sofrendo sua ausência, pensei em tirar mnha vida mas sei que Deus tem um plano na minha vida ainda.

  28. Eduardo Ferreira

    Passei pou uma desilusão amorosa e estou muito mal, tenho pensamentos suicidas, faço tratamento com psiquiatra e psicólogo, mas mesmo assim não consigo deixar de pensar nessas loucuras. Será que posso encontrar ajuda no espiritismo?

  29. Juliana

    Eu penso em mim suicidar .por medo do que vem .morro com uma pessoa .a 15 anos que só mim distroi emocionalmente . Feri minha alma .n posso ver parentes xingamentos n posso trabalhar por sequelas disso .to muito triste .n sei como saii disso n tenho ajuda de família. Tô procurando corajem pra .arrumar um jeito de morrer sem dor .

  30. Jeferson

    Eu tenho 31 anos tenho um relacionamento de 12 anos e uma filha linda de 6 aninhos. Venho tendo muitas brigas e não aguento mais. O fantasma do suicídio tá tomando conta de mim e o que me dá forças é minha pqna.

  31. Lúcifer

    ENTENDI DESGRAÇA NENHUMAAAA

  32. Jorge Vitor Soares

    Pense que a vida não tem fim. Se vc pensa que se suicidando vai acabar com o seu sofrimento, pelo contrário, vai aumentar consideravelmente, pois, você continuará vivendo, mesmo sem o corpo material. Seu espírito sofrerá muito por consequência do suicídio.
    Peça ajuda a Deus! Ele certamente vai enviar pessoas que em nome de Jesus Cristo lhe ajudarão a solucionar seus problemas, por mais difíceis que sejam. Pra Deus tudo é possível. Lembre-se que existem pessoas ao redor do planeta que sofrem as piores humilhações: não têm o que comer, não têm onde morar e nem têm pespectiva nenhuma de dias melhores, mas confiam em Deus e Ele certamente ouvirá seus pedidos e lhes ajudará.
    Tenham fé em Deus, Ele é o Senhor das causas impossíveis.
    Jorge Vitor Soares

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).