Quem foi Allan Kardec?

Quem foi Allan Kardec?

Ao contrário do que muitos pensam, Allan Kardec não é o nome real do homem responsável pela “criação” da Doutrina Espírita. O nome verdadeiro de Allan Kardec na realidade é Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele foi um professor francês nascido no dia 3 de outubro de 1804 na cidade de Lyon. Portanto, hoje é aniversário de Allan Kardec.

Mas então quem foi Allan Kardec? O professor Rivail adotou esse nome por dois motivos: um espirito lhe disse que em outra vida, quando ambos eram colegas, Rivail chamava-se Allan Kardec. Além disso, Kardec adotou esse nome para separar suas obras didáticas e cotidianas, produzidas anteriormente, do seu material espírita.

Quem foi Allan Kardec: sua importância para o espiritismo

Explicado o nome, vamos agora a outro ponto. Escrevemos acima a palavra criação entre aspas. Isso foi feito pois ao contrário do que se acredita, não há um criador para o espiritismo. Allan Kardec foi na realidade o responsável pela codificação das Doutrinas Espíritas. Mas o que é isso?

Depois de conhecer um pouco sobre o espiritismo, amigos entregaram a Allan Kardec 50 cadernos contendo anotações de conversas que eles e outros praticantes das “mesas girantes” (nome que as sessões espíritas tinham antigamente) tiveram com os espíritos nos cinco anos anteriores. Kardec então leu e organizou esses cadernos, tirando destes diversas perguntas de psicologia, filosofia e natureza espiritual.

Com essas perguntas em mãos, Allan Kardec então passou a questionar os espíritos durante as sessões sobre as perguntas levantadas por ele. Para garantir veracidade, Allan Kardec verificou todas as respostas obtidas com outros espíritos, utilizando para isso outros métodos. As respostas recebidas foram utilizadas para produzir o famoso O Livro dos Espíritos, livro base do espiritismo.

Nos anos seguintes Allan Kardec produziu diversos livros importantes ao espiritismo, como O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno, O Evangelho Segundo o Espiritismo e outros. Responsável pela disseminação e fortalecimento do espiritismo na Europa, Allan Kardec faleceu aos 64 anos em Paris.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

10 Comments

  1. Luiz Silva Martins

    De todas as leituras recente, ao observar minha lendo. O evangelho segundo o espitismo. Esta foi a mais esclarecedora e simples de assimilação sobre Allan Kardec. Gostei.

  2. hghgh

    ghghg

  3. Luiz

    O Senhor Jesus Cristo Abençoa a todos e que todos reconheça Jesus como o único e eterno Salvador de todas as vidas . Segundo os mandamentos da bíblia pentecostal. Antesou depois de ler kardec , conheça a palavra dos discípulos do verdadeiro evangelho de CRISTO. AQUELE QUE TEM O PODER E AUTORIDADE QUE FOI DADA POR DEUS PARA DAR VIDA PLENA DURANTE NOSSA PASSAGEM TERRENA .

  4. Luiz

    O Senhor Jesus Cristo Abençoa a todos e que todos reconheça Jesus como o único e eterno Salvador de todas as vidas . Segundo os mandamentos da bíblia pentecostal. Antes ou depois de ler kardec , conheça a palavra dos discípulos do verdadeiro evangelho de CRISTO. AQUELE QUE TEM O PODER E AUTORIDADE QUE FOI DADA POR DEUS PARA DAR VIDA PLENA DURANTE NOSSA PASSAGEm TERRENA.

  5. Marcos

    A verdade é algo relativo, e é constituída apartir de nossos ideais. O que Jesus queria realmente dizer com sua vinda e suas ações nesse planeta é de que o “amor e o bem” é a única verdade universal, e de que todo pensamento mal é o responsável pela caótica “desordem” ideológica em que vivemos. Imagino o dia em que todos os seres humanos desse planeta possam realmente entender qual a forma de viver segundo os princípios do amor proposto por Jesus Cristo; seria um mundo realmente bom e feliz.

  6. ALCEU LUIZ TEIXEIRA

    bom dia sou maior que zero …menor que zero …gostaria muito de trilhar junto com os poucos conhecimentos que temos sobre a doutrina dos cristos… ATE BREVE.

  7. Ronildo Batista santos

    Jesus disse .eu sou o caminho a verdade é a vida.nimguem vem ao pai a não ser por min.disse também ao homem está destinado vi ver apenas uma vida vindo depois da morte o juízo de Deus. Esses espíritos são simplesmente demônios que foram espusos por Deus do céu.

  8. Ronildo Batista santos

    Como pode uma pessoa achar que pode receber msg de uma pessoa que já morreu.deus condena esse tipo de prática no velho é no novo testamento.

  9. Patricia

    Jesus não venceu a morte, para que nós paracemos nela.

  10. Wadson Antonio

    Ateu possuí espirito ou só acredita no que é polpável aos seus olhos? Eu não sei. Mas questionar ainda é busca uma verdade que não é verdade. Wadson.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado e nem divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com o asterisco (*).