Como diz o ditado popular “Ao lado de um grande homem existe uma grande mulher”. Tal atribuição pode ser associada à figura de Amélie Gabrielle Boudet, ou madame Kardec. Companheira de Allan Kardec representou um papel muito importante na história do Espiritismo, oferecendo valorosa contribuição na estruturação e desenvolvimento da Doutrina Espírita.
Mas quem foi essa mulher forte e extraordinária que caminhou lado a lado do codificador da Doutrina Espírita? Impossível descrever em poucas linhas a vida em detalhes e profundidade de Amélie Boudet.
Madame Kardec: Quem Foi
A professora de arte e poetiza, nasceu em 23 de novembro de 1795 em Thiais, cidade do menor e mais populoso Departamento francês – o Sena. Casou-se com Allan Kardec em 1832, tendo iniciado sua trajetória de amor e parceria que duraria mais de quarenta anos, primeiramente na tarefa educacional no Instituto Técnico fundado por Rivail, baseado nos métodos de seu professor Pestalozzi, depois colaborou para que a obra pedagógica de Allan Kardec ganhasse prestígio, sendo adotada inclusive na Universidade da França.
Não foi diferente no caminho de divulgação do Espiritismo, tempos depois Amélie tornou-se grande incentivadora na tarefa de propagação do conhecimento espírita e assim se manteve, vencendo inúmeros obstáculos, dando continuidade ao legado iniciado por seu esposo e companheiro, com o falecimento de Allan Kardec, em março de 1869. E seguindo os planos do codificador, criou a Sociedade Anônima do Espiritismo, instituição que levou adiante a divulgação doutrinária, a administração da Revista Espírita e da livraria.
Madame Kardec levou a frente sua missão até seu desencarne em 21 de janeiro de 1883, aos 87 anos de idade.
Para se aprofundar na relevância de Amélie Boudet na história do Espiritismo, sugerimos a leitura da obra Madame Kardec- A história que o tempo quase apagou.
O interessante é que nunca tinha ouvida falar dela.
Bem que eu desconfiava que tinha que ter uma alma
feminina para fortalecer a trajetória de Kardec.
Adorei a abordagem, parabéns.
Perdão – MARCEL SOUTO MAIOR.
Muito esclarecedor. Muito a estudar na história do Espiritismo, no âmbito físico e espiritual. Obrigado
Eu parei aqui por pesquiza sobre pintura mediunica , tenho mediunida aflorada e somente este ano de 2021 comecei a estudar .Desde que comecei, minhas dores e sofrimentos pararam estou no conhecimento espirita para entender melhor o pq eu desenho e pinto.Isso comecou aos 8 anos de idade, h jtenho 40 anos.Tb sou sensitiva, tenho sonhos, visoes e as vezes tb escuto coisas que nao é deste plano.Agradeco a este otimo conteudo para meu esclarecimento.